Access xp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3

Access

Autor:
Francisca Luciana Albuquerque Benevides

Material Didático

Microsoft Access XP

4

APOSTILA

CRÉDITOS
Projeto, Autoria do Texto, Revisão e Edição Completa

Francisca LUCIANA Albuquerque BENEVIDES Instrutora de Informática Profissionalizante desde Julho/1998 e-mail: lualbenevides@hotmail.com Concluída em: 19/Junho de 2006 Maracanaú - CE

Material DidáticoMicrosoft Access XP

5

AULA 01
Introdução ao AccessXP
Objetivo da aula: Apresentar ao aluno as noções iniciais sobre bancos de dados e o Access.

Bancos de Dados
A informática é a ciência que estuda a aplicação de ferramentas ou quaisquer outros meios que facilitem a manipulação dos dados. Com base no princípio do processamento de dados, podemos dizer que tudo que envolve tarefas comoa classificação, organização, cálculo, visando obter informações mais precisas e compreensíveis pode ser definido como uso da informática. Dentro da computação ocorre da mesma maneira. Os programas de computador visam tornar mais simples, rápidos e precisos o trabalho com a informação. Alguns desses programas operam com Banco de Dados. Chamamos de BANCO DE DADOS uma coleção de dados necessários àexistência de uma organização. Ele pode ser aplicado em várias situações do cotidiano, como uma empresa que necessita que suas informações sejam organizadas por assunto, de forma que determinados usuários competentes acessarão somente aquilo que lhe for útil e necessário. Todos esses dados funcionam de forma integrada, onde o trabalho de um interfere nos dados apresentados a outro. O Banco deDados é o princípio de funcionamento de programas como o Access, o que comumente causa uma certa confusão. Usuários inexperientes julgam ser a mesma coisa esses dois termos distintos. Daí a necessidade de abrir um espaço para essas considerações iniciais.

Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados
Existem programas de computador cuja função é registrar, manipular, manter e gerenciar as informaçõescontidas em bancos de dados. É o que chamamos de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados, ou simplesmente SGBD. O Microsoft AccessXP é a mais recente versão de um SGBD da maior empresa fabricante de softwares do mundo. Integrante do pacote Office, largamente utilizado em lares, corporações e entidades em geral, o Access tem a vantagem de ser um sistema do tipo relacional. Os sistemas desse tipopossuem uma organização mais simples e flexível. Isso ocorre porque o usuário pode organizar os dados em tabelas diferentes, conforme o assunto, e em seguida criar relacionamentos ligando essas tabelas. Essa integração possibilita a criação de bancos de dados complexos, mas ao mesmo tempo fáceis de trabalhar.

Novidades no AccessXP
As novidades da ultima versão do Access incluem:Compatibilidade Retroativa: Agora é possível trabalhar e modificar arquivos do Microsoft Access 2000 no Microsoft AccessXP sem ter que converter o formato de arquivo. Isto permite compartilhar facilmente versões diferentes dos arquivos do banco de dados com outros usuários do programa. Múltiplos desfazer e refazer: Agora você dispõe da capacidade de desfazer e refazer múltiplas ações no modo de design emtodos os objetos em seus bancos de dados do Microsoft Access e em modos de exibição, procedimentos armazenados e funções em seu projeto. Recursos Otimizados de Acessibilidade: O Microsoft AccessXP agora fornece facilidades maiores para trabalhar com formulários e relatórios, como mais teclas de atalho funcionais.

Material Didático

Microsoft Access XP

6

Iniciando o Access XP
Para iniciaro Access, procure seu atalho geralmente presente no Menu “Iniciar”, opção “Programas”. Caso não encontre referência ao sistema, não necessariamente indicará a inexistência dele. Pode ser somente a falta de um atalho. Quando o Access é iniciado, você verá a seguinte tela:

1. Barra de Título: Apresenta o nome do programa e do arquivo em uso. 2. Barra de Menu: Acesso a todas os comandos do...
tracking img