Relatório: O homem que calculava

A narrativa acontece em Bagdá e conta às aventuras de um sábio que descobre que pode se dar bem usando os conhecimentos matemáticos de Beremiz Samir,calculista persa, que nos mostra uma infinidade de soluções de problemas insolúveis para muitos de nós. Evidentemente, é um livro  de ficção e as resoluções do calculista são fabulosas, mas dentro doenredo do livro ficamos abismados com a forma valiosa com que a matemática e a geometria vão sendo sabiamente usadas pelo Homem que Calculava para a solução das mais incríveis questões.Junto do sábio, Beremiz viaja para vários lugares do oriente e resolve os mais diferentes problemas com a grande facilidade e habilidade com a matemática.
Todos os capítulos são incríveis e todoscontam histórias e resoluções de diferentes problemas com o uso do raciocínio lógico e matemática, pode se destacar o capítulo III que conta a história de três irmãos de uma família árabe quereceberam 35 camelos de herança, os mesmos deveriam ser repartidos entre os irmãos de acordo com as instruções deixadas pelo pai e o homem que calculava não pensou muito e já se ofereceu pararesolver o problema, mas pediu permissão para juntar o camelo do amigo na herança. Então, passaram a ser 36 camelos e Beremiz os dividiu que de forma a agradar a todos e ainda sobraram 2camelos, 1 para seu companheiro e o outro para ele continuarem sua viagem.
Incrível a percepção Malba Taham ao escrever esse livro, ele foi capaz de ver coisas que um estudante de matemáticaprovavelmente não se daria conta, histórias com lógica capazes de nos fazer refletir. Em minha opinião este livro deveria fazer parte de leituras obrigatórias para acadêmicos dos cursos de Engenhariae Matemática, e me ajudou bastante pois estimula o raciocínio lógico e a resolução pratica de problemas muito frequentes no dia a dia. Super recomendado.

Nome: Elisa Reinoso
Turma: ENG31H [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Resenha o homem que calculava. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Homem-Que-Calculava/212894.html

MLA

"Resenha o homem que calculava" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Homem-Que-Calculava/212894.html>.

MLA 7

"Resenha o homem que calculava." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Homem-Que-Calculava/212894.html>.

CHICAGO

"Resenha o homem que calculava." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Homem-Que-Calculava/212894.html.