Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Literatura Parintinense: a história de um povo em prosa e verso.
Aldemir Nascimento de Queiroz, Alessandra Prestes de Andrade, Anaildson Simas dos Santos, Antonio Carlos Pinto de Oliveira, Eden Pimentel Ribeiro, Edinei Almeida Santarém, Eider dos Santos Farias, Elifran Cativo Bentes, Elizandro Eleutério Vieira, Emanuela Costa dos Reis, Emanuel Tavares da Cruz, Erivan Brito de Assunção, FrancivanCardoso Nunes, George Cruz dos Santos, Hermenegildo Martins de Almeida, Leonam Simões, Lorena Menezes, Maria de Fátima Santos da Silva, Moisés Vasconcelos Soares, Odete Teixeira de Souza, Rafael dos Anjos Carvalho, Raysarah de Souza Ribeiro, Renato Travassos de Carvalho, Tarcisio de Souza Vieira, Vandrey Barbosa Farias.
Resumo: A Literatura Parintinense tem sido alvo de pesquisas em todo o meioacademico, afinal, a história de Parintins está inserida nos poemas e nas narrativas caboclas, as quais são eternizadas por profissionais da literatura. Seminários, Projetos de Pesquisa e Apresentações especiais em escolas públicas são algumas das estratégias para a divulgação da literatura local, cujos escritores são imortalizados pela Academia Parintinense de Letras. O artigo destaca, além deuma noção introdutória da literatura nacional, um pequeno comentário sobre esse projetos e o lugar maior ocupado tão merecidamente por alguns dos autores, os quais fizeram do contexto de suas obras principais uma grandiosa contribuição cultural ao povo amazonense.
Palavras-chave: Parintins, literatura, autores
Abstract: The Parintins Literature has been research objective all academic community,after all, the Parintins history is insert in poems and backwoodsman narratives, that are perpetuate by professionals of the literature. Seminaries, Research Plans and Special Presentations in public schools are some strategies for local literature publication, which writers are immortalized by Parintinense Letter Academy The article emphasize, further on to introduce about national literature, somethese authors, their book context and cultural contribution to Amazon people.
Keywords: Parintins, literature, authors

Introdução
D
urante muito tempo a literatura parintinense escondeu-se nos armários de poetas e contadores de histórias, os quais registravam maravilhosamente os episódios que marcaram e modificaram a cultura de um povo. Hoje, a história de Parintins saiu dos cofres do passado eé recontada em prosa e verso, por parintinenses considerados ícones da literatura local. Dentre esses autores estão os inesquecíveis Tonzinho Saunier e João Jorge de Souza,o J.J., além do radialista Tadeu de Souza, a professora e historiadora Fátima Guedes, Neuton Correa, entre outros.
Para fazer uma exposição mais detalhada do literário parintinense é necessário entender a literatura em si, comsuas características próprias, etimologia e seu significado. Além disso, o conhecimento da literatura nacional faz com que a literatura local tenha uma melhor compreensão do público-leitor, tanto local como regional, pois muitos autores parintinenses se inspiraram e ainda se inspiram em poetas nacionais e escritores amazonenses, como Tenório Telles, crítico literário e escritor imortal da AcademiaAmazonense de Letras e o renomado Thiago de Melo, o poeta dos Direitos do Homem.
Desde Tonzinho Saunier até Alfredo Saunier, o leitor parintinense já se deparou com muitas obras interessantes e que buscam o melhor enfoque sobre as transformações culturais e históricas de Parintins e outras regiões. O próprio Dom Arcangelo Cerqua, religioso italiano, no seu livro Clarões de Fé no Médio Amazonas, fazum relato minucioso da história do Município, focalizando o lado religioso e social da Ilha Tupinambarana. Outros escritores, em prosa ou verso, descrevem as belezas do solo parintintim, sem deixar que a licença poética ou o imaginário caboclo invada a veracidade dos fatos históricos.
Cada autor tem sua história e sua maneira de escrever. Por isso, partindo do mestre Tonzinho Saunier, é...
tracking img