Apostila de Access XP

Páginas: 41 (10217 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013
O que é o Microsoft Access?

O Microsoft Access XP, é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional, uma ferramenta poderosa que pode ser usada para classificar, organizar e exibir em forma de relatórios as informações que você necessita sobre seus dados a qualquer momento. Devido à sua facilidade de uso, é uma ferramenta excelente para aqueles que estão começando a usar banco dedados, assim como para aqueles que já tem experiência.

Banco de Dados

Quando você escreve um relatório, consulta sua agenda, procura por um número de telefone ou confere o extrato bancário, estará processando dados. Todos estes dados são armazenados em diversos documentos que formam o seu Banco de Dados.

O resultado de todos estes processamentos é a informação, e é com essa informaçãoque você toma decisões durante suas atividades. Quanto melhor informado você estiver, mais facilmente alcançará seus objetivos.

Quando não é utilizado no computador para armazenar todos estes dados, leva-se certo tempo para organizá-los e coordená-los de forma adequada a gerar informação, pois você terá que rastrear dados de diversas fontes. Este tempo é diminuído significativamente com autilização de um Banco de Dados eletrônico.

Um Banco de Dados, nada mais é do que, um conjunto de informações que estão relacionadas a um tópico ou propósito em particular. O segredo da armazenagem e recuperação eficiente de seus dados é o processo de planejamento. Identificando primeiro aquilo que você quer que o seu Banco de Dados faça, você poderá criar um projeto prático que resultará numaferramenta de gerenciamento de banco de dados mais precisa e rápida. Banco de dados eletrônico é definido como um caso especial de arquivo, que armazena um conjunto de dados relacionados a determinado assunto ou objetivos. Ele é organizado como se fosse uma tabela com suas colunas e linhas. Sendo as colunas chamadas de campos e as linhas de registros.

Composição do Banco de Dados

Um Banco deDados é composto de Quatro itens:

Dado: Dado é tudo aquilo que você deseja armazenar para consultas posteriores. No Access, os dados podem assumir forma de texto, números, datas e figuras. Por exemplo, se você vende caixa de bombons, pode armazenar os nomes, as figuras e as receitas de seus bombons, os preços e a quantidade das caixas, bem como as datas das vendas.
Campo: É a menor unidade deinformação do Banco de Dados.
Registro: É um conjunto de campos com seus respectivos dados armazenados em uma linha.
Tabela: É a coleção de Registros. Elas organizam dados em Colunas (chamadas Campos) e Linhas (denominados Registros).

Um bando de dados pode ter diversas tabelas, cada uma contendo dados sobre uma determinada entidade, como por exemplo: clientes, vendedores, empregados, vendas,detalhes das vendas, produtos, estoque, compras, detalhes das compras e assim por diante.


Banco de Dados Relacional

Um arquivo simples pode ser acessado apenas pelo modo que é ordenado. Cada tipo d acesso requer o acréscimo de redundância (repetições). Um bom exemplo disso é o arquivo em fichas de uma biblioteca. Quando a bibliotecária decidiu que três tipos de acesso eram necessários(pelo título, pelo autor e pelo assunto), não havia nada a ser feito, a não ser triplicar o arquivo escrevendo fichas com os três tipos de ordenação. Um segundo exemplo é a lista telefônica que apesar de não ser totalmente duplicada, contém dois tipos de acesso: pelo nome e pelo tipo de serviço oferecido, quando o assinante anuncia nas páginas amarelas da mesma lista.

Com a utilização de um bancode dados, há a possibilidade de um tipo muito limitado de redundâncias, com o uso de ponteiros (ligações entre as tabelas). O processador de banco de dados é um programa que fornece modos de acesso múltiplos a um arquivo complexo, através do uso de redundância controlada. A redundância no banco de dados é invisível ao usuário.

Suponhamos que uma empresa comercial que distribui utensílios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Access xp
  • Access
  • Apostila Access
  • Apostila Completa de Access 2003
  • Apostila Access Avancado
  • apostila access 2003
  • Apostila de access 2010
  • Apostila-access-2007-basico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!