Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acanthosis Nigricans
É uma dermatose referida frequentemente como síndrome paraneoplásica ou manifestação de insulinorresistência. Doença rara da pele, caracterizada por hiperqueratose (excesso de queratina) e hiperpigmentação (lesões de cor cinza e engrossadas, que dão um aspecto verrugoso). É frequentemente associada à obesidade e endocrinopatias, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo,acromegalia, doeça do ovário policístico, diabetes insulino-resistente, síndrome metabólica, e Síndrome de Cushing.
Embora possa ocorrer em qualquer local da superfície corpórea, a área mais atingida é a região posterior do pescoço, seguida pelas axilas, face lateral do pescoço, superfícies flexoras dos membros, região periumbilical, inframamária, mucosa oral ou mesmo, em casos raros, planta dos pése palma das mãos.
As principais causas são as endocrinopatias: a obesidade é o distúrbio mais comum, freqüentemente associado ao hiperinsulinismo, ao diabetes mellitus e à resistência à insulina.

Manifestações Clínicas
Trata-se de um diagnóstico clínico, com confirmação histológica. As áreas mais afetadas são:
* Pregas cutâneas (pescoço, axilas, virilhas, pregas inframamárias, períneoou aréola mamária; apresentam-se com hiperpigmentação e papilomatose epidérmica, por vezes observa-se uma área acastanhada, interpretada pelo doente como sujidade que, não raramente, evolui para uma forma mais exuberante. É raro o atingimento de outras áreas corporais; por vezes envolve a superfície palmar das mãos e plantar dos pés, numa forma geralmente associada ao carcinoma gástrico. Em cercade 30% dos casos pode ser observado envolvimento das mucosas, atingindo até cerca de metade dos doentes em situações associadas a neoplasias.
Existem várias classificações, sendo que o esforço se tem dirigido no sentido da etiopatogenia – neoplásica ou não. A distinção clínica de uma A.N paraneoplásica torna-se facilitada pela exuberância com que se manifesta – a extensão e intensidade das lesõessão maiores que na não paraneoplásica, sendo o prurido, muito incomodativo. A principal queixa do doente é uma situação que aparece de novo ao contrário de outras formas. As mucosas são mais afetadas do que nas restantes formas de A.N. Por vezes associa-se ao sinal de Leser-Trélat – verrugas seborréicas múltiplas, de aparecimento rápido e acompanhadas de prurido.
Cerca de 80% a 90% dos doentesapresetam um adenocarcinoma abdominal, que em cerca 60% do total de casos é gástrico; outras atipias mencionadas incluem o cólon, esôfago, vesícula, rim, pulmão, fígado, ovário, pâncreas, treóide, próstata, reto, útero e mama, sendo raras as situações em que não se encontrem adenocarcinomas, tumores anaplásicos, melanomas, seminomas, epidermóides, sarcomas, doenças linfoproliferativas oufeocromocitoma.
A remoção do tumor pode levar, em alguns doentes, à melhoria da A.N, mas esta raramente é completa ou mantida. As neoplasias subjacentes apresentam regra geral, grande agressividade, com uma curta sobrevida na maior parte das situações.

Pênfigo Paraneoplásico
Descrito por Anhalt em 19901, o pênfigo paraneoplásico (PPN) é uma dermatose bolhosa auto-imune, caracterizada por lesões de pelee erosões mucosas graves, associadas a neoplasias linfoproliferativas. Os auto-anticorpos contra a epiderme são aparentemente produzidos diretamente pelas células tumorais.

Manifestações Clínicas
Lesões mucosas
São geralmente as primeiras lesões a surgir no PPN. Na mucosa oral habitualmente se observam bolhas, erosões, úlceras extensas e dolorosas e lesões líquen plano-símiles, que podemafetar toda a cavidade oral, língua (principalmente nas porções laterais) e lábios (úlceras e crostas). As mucosas da faringe, laringe, esôfago, olhos, nariz e genital também podem apresentar lesões.
Lesões cutâneas
As lesões de pele do PPN são polimórficas e habitualmente surgem pós o início das lesões orais. As lesões podem assemelhar-se às do pênfigo vulgar, pênfigo foliáceo, líquen plano,...
tracking img