Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS



MARIA NAZARÉ RODRIGUES SILVA
























LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS





















SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 05
CAPÍTULO I – HISTÓRIAS DE CRIANÇAS USOS E COSTUMES 08
CAPÍTULO II – O QUE É UMA FÁBULA? O QUE É UM CONTO DE FADAS? 12
CAPÍTULO III – O GOSTO PELALEITURA 16
CAPÍTULO IV – TRABALHANDO OS TEXTOS 26
CONCLUSÃO 32
BIBLIOGRAFIA 34
ANEXOS






















INTRODUÇÃO


A leitura deveria ser fonte de prazer, nunca uma atividade obrigatória cercada de ameaças, castigos e encarada como uma imposição do mundo adulto. Para se ler é preciso gostar de ler. a leitura deveria começar a ser sugerida ao indivíduoo mais cedo possível, por isso, a família e os adultos deveriam ser os primeiros incentivos à criança. Os pais que cantam músicas de ninar contam histórias do seu tempo de criança, estão compartilhando da leitura.


A função da escola seria introduzir a criança no mundo das letras, tornando–a um cidadão capaz de fazer o uso da linguagem e escrever cognitivamente.


A leitura éa habilidade lingüística mais difícil e complexa. É um processo de aquisição de lectoescrita que compreende a decodificação e a compreensão. A decodificação é a capacidade que a criança tem como escritora ou leitura de uma língua para identificar um signo gráfico por um nome ou por um som. A compreensão ou competência lingüística consiste no reconhecimento das letras ou signos gráficos e natradução desse grafema para a linguagem oral ou para outros sistema de signo.


Bamberger (1995) diz que todas as autoridades do Estado, da comunidade e da escola, todos os professores, pais e pedagogos precisam estar seriamente convencidos da importância da leitura para a vida individual, social e cultural, se quiserem contribuir positivamente para melhorar a situação do interesse dosalunos pela mesma. Esta convicção deve, ser então, transmitida aos que estão aprendendo a ler, de modo apropriado à fase do seu desenvolvimento.


Por esta razão os professores da séries iniciais, seriam os maiores responsáveis na transmissão desse conhecimento e seu interesse pelos alunos. A motivação do professor e as estratégias utilizadas em aulas de leitura levariam a desenvolver ointeresse pela literatura e também os conduziriam ao seu desenvolvimento intelectual.
Por isso é importante verificar os livros mais utilizados para a atividade de leitura, e respectivamente, os seus autores. Como esses textos são usados, e a organização e seleção dos mesmos, de que forma são trabalhados com o aluno, acreditando–se que dessa forma torne–se possível buscar melhores respostaspara o problema do ensino–aprendizagem.


Para tal, esta monografia apresenta o assunto dividido da seguinte maneira:


Identificar como os professores trabalham o tema literatura infantil, verificando quais os autores e as obras literárias mais conhecidas e queridas pelos alunos das séries iniciais, as dificuldades enfrentadas na disciplina e os diferentes níveis de leitura.Como fonte principal de referência “o plano do choro ao plano da ação Oficina de linguagem Literatura Infantil gostosuras e bobices” entre outros.


Utiliza–se nesta monografia o método hipotético–dedutivo que é um método científico parte de um problema, ao qual se oferece uma espécie de solução provisória, uma teoria tentativa, passando–se depois de criticar a solução, comvistas à eliminação do erro e, dando surgimento a novos problemas. Aplicando questionários em duas escolas públicas de Teresina para professores que trabalham com crianças nas séries iniciais, onde farei uma análise qualitativa.


Por esse motivo, aprofunda–se nesta monografia o dado tem para melhor, compreensão de como se dá o envolvimento da literatura infantil nas séries iniciais....
tracking img