Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?
2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

O textoliterário é aquele que pretende emocionar e que, para isso, emprega a língua com liberdade e beleza, utilizando-se, muitas vezes, do sentido metafórico das palavras. Tudo que a partir domomento é um fenômeno, pode-se dizer que é algo que nos remete a arte, diversão, o prazer e a possibilidade de modificar a consciência e acima de tudo ampliar os horizontessobre diversos assuntos. Portanto, o fenômeno literário é simultaneamente abstrato e concreto. Abstrato, pois, é feito por ideias, sentimentos, emoções, experiências de váriasnaturezas. E concreto porque, tais experiências são transformadas em linguagem ou em palavras. Contribuindo assim, com as grandes produções literárias, em forma de mensagem que nostransmitem a curiosidade e o prazer.
Por todas as características apontadas, a literatura exerce um papel importante na formação da criança e do adolescente. Mais do que umdiscurso que veicula valores e comportamentos adequados para a boa convivência social, ela é um espaço de liberdade e criatividade. Um estímulo à fantasia. Portanto, é importante que oprofessor, como leitor, compreenda a matéria literária, criando um ambiente agradável e convidativo à escuta atenta, mobilizando a expectativa dos leitores.
Concluindo, teracesso à boa literatura é dispor de uma formação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura.



Bibliografia:
Referencial Curricular Nacional para aEducação Infantil – Conhecimento de Mundo – Volume 3.
Livro: Literatura Infantil – Teoria, análise, didática – Nelly Novaes Coelho – Editora: Moderna.
Site: www.suapesquisa.com
tracking img