Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 PROJETO DE PESQUISA

INTRODUÇÃO
Durante os últimos anos, muitos estudos e pesquisas sobre o trabalho com a literatura infantil na pré-escola tem suscitado interesse dos professores que trabalham com essa faixa etária.
A fundamentação teórica tem como intenção, nesta abordagem, refletir e encontrar possibilidades de novas alternativas, visamos apresentar orientações metodológicas que possamgarantir momentos prazerosos para a criança no contato com os textos literários, pois é inegável a importância da literatura na formação completa do ser humano. Nesse processo, busca-se equilíbrio entre o desenvolvimento da inteligência e a afetividade, entre a ação e a emoção, entre o útil e o agradável.
Durante este estudo pude perceber que a literatura infantil esteve e está presente em nossasvidas muito antes da leitura e da escrita, isto é, nas cantigas de ninar, nas brincadeiras de roda, no ouvir histórias contadas pelos familiares. Mas, é na escola que a literatura tem o poder de construir para a criança, um elo lúdico entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos e o mundo da escrita, dos signos convencionalizados e impostos pela cultura.
A partir do momento em que acriança passa a ter acesso ao mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos literários, novas descobertas, ampliação de compreensão de si e do mundo, do desenvolvimento pessoal e do mundo que a cerca.
No entanto, cabe-nos ressaltar, a necessidade da literatura ser trabalhada de forma dinâmica na vida da criança, acreditando que, com os estímulos, a maneira como a escola vive e convive com o mundoliterário, influencia muito na formação da sensibilidade da criança, pois o momento de ouvir ou inventar uma história representa um dos momentos mais significativos para a criança e para as atividades pedagógicas, porque proporciona um momento mágico para ela com um valor educativo sem igual.

JUSTIFICATIVA
Já muito se disse de quanto a escola tem representado, para a maioria das crianças, aúnica oportunidade de contato com obras literárias, uma vez que a história de leitura deles, dos alunos, revela, quando muito, opção por outros textos que não os literários.
E aqui pode se ratificar uma função que não é exclusiva, mas que é especifica da escola, qual seja a de dar oportunidade às crianças de estabelecer relação íntima e prazerosa com o mundo das produções literárias.
Oportunizaressa convivência com os livros, esse desvendamento do mundo literário constitui um dos objetivos da escola. Daí porque se pensa ser a literatura um dos componentes importantes do currículo escolar e deste projeto.
A leitura pode ser dada logo no primeiro dia de aula, mesmo em se tratando de crianças que ainda não conhecem letra alguma: ela pode olhar para as ilustrações (o que já é um tipo deleitura), enquanto o professor lê o texto. Nessa fase inicial, as crianças começam a tomar contato com o livro, aprender a manuseá-lo, a reconhecer suas formas, perceber a diagramação e iniciar suas experiências com as formas de composição textual. Quase 95% das escolas estaduais contêm acervos da literatura infanto-juvenil, à disposição de alunos e professores, recebidos através do programa. “Centrosde Leitura” e promovido pela Fundação do Desenvolvimento Escolar (FDE), além do Acervo do Ciclo Básico, distribuídos às escolas.
Precisamos garantir este contato inicial com os livros e nunca mais deixar de atuar. A literatura só poderá ser apreciada e incorporada à vida das pessoas se os livros, na idade escolar, ultrapassarem as características de leitura “didática” e se tornarem agradáveis,sugestivos. Não é só o futuro leitor, a bom leitor, que estamos salvaguardando.
Complementando as atividades de linguagem oral e de escrita, o hábito da leitura é poderoso coadjuvante no aprendizado das convenções autográficas a na interação com textos mais complexos. Pessoas que lêem regularmente acabam por fixar na memória a forma ortográfica com que as palavras são escritas, além de...
tracking img