Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As práticas educativas com Literatura nas escolas de educação infantil

Introdução:

A Literatura Infantil é crucial para a formação da personalidade da criança, pois permite à mesma o contato com o imaginário, reflexão, e é através dela que se transmitem valores da conduta humana ou do convívio social, favorece a aprendizagem, a organização do pensamento, a expressão, além de se obter aformação de várias culturas.
A função da Literatura Infantil é educar, ora por fazer as crianças crescerem com um amplo conhecimento sobre costumes, regras, além de criar sentimentos, convicções, expectativas, criatividade, ora por atenção, conhecimento do que é disciplina. Todas essas características que a Literatura é capaz de transmitir são fundamentais para uma boa educação, e melhor ainda seincentivadas durante a infância.

É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...
(ABRAMOVICH, 1997, p.16).

Quando pensamos em criança não podemos deixar de pensar em escola, nem nos métodos de ensino que elatraz consigo, pois é nesse período que a criança intensifica seu desenvolvimento, cria sua personalidade, precisando de seus professores, e estes devem estar munidos de métodos apropriados a fim de despertar o interesse nas crianças pela Literatura, e o mais importante: devem estar preparados para educá-los, pois não se trata em pedagogizar a Literatura, que em sua essência é uma Arte, e simvalorizá-la, pois o hábito da leitura é produzido pela própria criança, mas as mesmas, sempre precisam de um estimulo.

A literatura infantil é levada a realizar sua função formadora, que não se confunde com uma missão pedagógica. Com efeito, ela dá conta de uma tarefa a que está voltada toda a cultura - a de “conhecimento do mundo e do ser”, como sugere Antônio Cândido, o que representa um acesso àcircunstância individual por intermédio da realidade criada pela fantasia do escritor.
(ZILBERMAN, 2003, p.29).

A Literatura envolve entre várias atividades, a leitura recreativa pois a habilidade para apreciar a Literatura não será de uma hora para outra: desde os seus primeiros passos nas escolas infantis, a criança deverá ser auxiliada junto com o professor pela atividade literária, e estepara que seja hábil, deverá ter em suas mãos diversos instrumentos para enriquecê-la.
O espaço privilegiado para o desenvolvimento dessa aventura da Literatura Infantil enquanto arte é a escola, onde deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo, instruindo e distraindo a criança.
A Literatura Infantil é dedicada especialmente ao público infantil, nela é incluída historiasfictícias, tais como, poemas, obras folclóricas e/ou culturais a até obras que retratam fatos da vida real. As obras literárias destinadas as crianças são quase sempre constituídas de poucas palavras alem de ser muito coloridas e possuírem muitas imagens e fotos.
Cabe ressaltar que uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança, pois diante de tantas inovações tecnológicas existem váriosfatores que contribuem para o desinteresse das mesmas em relação a leitura, como por exemplo, radio, TV, cinema, vídeo game, sem contar que muitas não dispõem de um acervo literário em casa.
Considerando, pois, a importância da Literatura Infantil e ela, o objetivo do trabalho, alvo deste artigo, é de verificar como a Literatura é trabalhada nas escolas de educação infantil, se é devidamentevalorizada e quais as práticas educativas do educador relacionando-as com estudos teóricos e com as informações obtidas.
Para atender a este propósito, realizou-se uma coleta de dados em duas escolas de Educação Infantil da região noroeste do estado de São Paulo, sendo uma particular e uma pública com crianças na faixa etária de 5 anos, na qual utilizou-se registros e observações, tais como:
• A...
tracking img