Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA I
Aula-tema: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade.

Os textos “A Narrativa Primordial”, “Leitura Crítica da Literatura Infantil”, e “A importância do trabalho educativo com ilustrações de livros de Literatura Infantil” têm como foco principal a importância dos livros para o universo infantil, ou seja, uma ferramenta para o aprendizado.

A NarrativaPrimordial

Os contos de fadas, em sua tradição oral, surgiram há milhares de anos, como obras de uma sociedade pré-literata. Sua valorização deu-se há alguns séculos atrás, quando passaram a ser narrados ás crianças. Suas mais recentes contribuições estão diretamente ligadas aos conteúdos implícitos nos contos de fadas e sua importância na vida da criança. A explicativa mais comum entre todosos contos e o porque de suas narrativas serem tão cativantes e entendidas por diversas gerações e em épocas diferente diversos contextos. Como proposta para a educação, visa um novo olhar sobre a infância, considerando-se a criança como um todo seu lado afetivo e cognitivo em igual medida agindo no imaginário infantil, permitindo que a criança faça interpretações e amplie seu conhecimento emrelação a si mesma ao meio em que vive e em relação ao outros.


Calila e dimna
Calila e Dimna tida como a coletânea mais antigas das narrativas que estão nas origens da literatura popular européia, Calila e Dimna deve ter surgido na Índia, por volta do século V. a.C., e dali saído pela primeira vez, no século VI d.C.; através de uma tradução persa. Fábula narrativa breve vivida por animais emsituações humanas, transmitem moralidade, divertindo e instruindo. A obra é universal e contemporânea , sem prazo de validade. A narrativa de encaixe da obra dá à obra uma complexidade interessante, cheia de provérbios e exemplos que visam ensinar e moralizar. Sabe-se que a coletânea Calila e Dimna foi originalmente escrita em Sanscrito, graças a versão árabe datada do séc. VIII d.C, feita por ordem dacalifa Almanzur Haddad. Foi por meia da versão árabe que a coletânea foi disseminada ao longo dos séculos, para as diversas nações européias e posteriormente, as demais nações do mundo.



Sendebar
O filosofo indiano Sendabad penetrou na península Ibérica ao mesmo tempo que Calila e Dimna, através da versão castelha, feita diretamente do árabe por ordem Infante Don Fadigue (irmão de Afonso X,o sábio), em 1263, dois anos depois da versão de Calila e Dimna. Recebeu o titulo de libro de Los Engannos e Los Asayamentos de Las Mugeres ou livro de cendubete.

Leitura Crítica da Literatura Infantil

O texto de Maria do Rosário Longo Mortatti, vem abordando um pouco da história da literatura infantil no Brasil, produzidas entre o final do século XIX e início do século XX, esses livrosforam adaptados, traduzidos ou escritos por brasileiros especialmente para leitura escolar. É a partir dos anos 70, que a produção cientifica sobre o assunto é mais intensa, principalmente como base de estudo para os cursos de Pedagogia e Letras. A literatura infantil brasileira começou a ser produzida por professores brasileiros visando ensinar as crianças de uma maneira mais agradável os diversostipos de assunto.
É com a produção do escritor Monteiro Lobato em 1921 que a literatura infantil no Brasil alcança sua autonomia. Pesquisadores da área de educação, cada vez mais se dedicam aos estudos científicos sobre a literatura infantil focando sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem escolar. Se tratando de literatura infantil e seus estudos, entende-se por um conjunto de textosescrito por adultos e lido por crianças, onde, o interessado pelo gênero é considerado “sem voz” e “em formação”.
A construção da identidade desse campo de conhecimento demanda uma atitude interdisciplinar, onde a primeira tarefa do pesquisador é explicar para compreender, mas segundo a autora como abordar a literatura infantil de um ponto de vista interdisciplinar se a formação do pesquisador...
tracking img