Literatura de cordel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da Literatura de Cordel para a preservação da cultura regional nordestina
Crispiniano Neto
O Nordeste brasileiro foi, durante três séculos, a região mais importante do Brasil. A extração do pau-brasil e depois a implantação da cultura canavieira que viabilizou a pecuária para alimentar os engenhos e ainda a coleta das chamadas Drogas do Sertão especiarias amazonenses, como ervasaromáticas, plantas medicinais, cacau, urucum, canela, baunilha, cravo, castanha e guaraná, num tempo em que não se distinguia o Norte do Nordeste garantiram a esta região nos dois primeiros séculos da vida brasileira a condição de centro da geopolítica, com o poder político instalado em Salvador e no Maranhão.
E ali onde se encontrava o poder econômico e político também se forjava a cultura danova nação. Somente a partir da febre do ouro, cuja descoberta se deu entre o final do século XVII e início do século XVIII, o eixo do poder foi se deslocando para o atual Sudeste, até que, com a consolidação do Ciclo do Ouro, a sede do Vice-reino do Brasil e a capital da colônia, em 1763, se mudam para o Rio de Janeiro para que o poder ficasse mais perto do centro de extração do ouro, vindo o atualSudeste a se consolidar como centro do poder em 1808, com a mudança da família real para o Brasil.
Com a mudança do poder político e econômico a efervescência cultural também mudou de eixo, com as artes e a cultura em geral, se consolidando naquela região junto com o Ciclo da Mineração, tendo ali se desenvolvido um forte movimento literário, filosófico, religioso e artístico que culminou nofinal do século XVIII com a Inconfidência Mineira encabeçada pelos intelectuais do chamado movimento arcadiano.
Há que se convir, porém, que a cultura de um País ou de uma região não se consolida nem morre em anos ou décadas. Os três séculos de importância econômica e política do Nordeste brasileiro lhe deixaram como herança uma formação cultural consolidada. E ali já estavam se somando e sofrendomixagens os elementos basilares das culturas européia, indígena e africana que resultaram na cultura brasileira atual.
A Literatura de Cordel, que se firmou nos séculos posteriores à invenção da imprensa moderna por Gutenberg achou terreno fértil na poesia que o Império Romano catou dos gregos e levou para a Península Ibérica, onde ela se casou com o jeito africano de contar histórias e estóriaspelos griôs e somou-se ao canto dolente dos mujabs, cantores árabes que invadiram a região por oitocentos anos ao lado dos guerreiros muçulmanos com seus contos de mil e uma noites.
Ainda assim, os folhetos que vinham nas caravelas para todas as colônias depois de passarem pela censura da Santa Inquisição na Casa da Torre do Tombo, em Lisboa, não compunham ainda uma expressão claramente literáriajá que os folhetos falavam sobre qualquer assunto.
No Nordeste brasileiro, adoçados pelo mel dos engenhos de açúcar, espalhados a casco de cavalo no coice das boiadas do ciclo heróico e cavalheiresco do couro, com a força do romantismo telúrico e cantante de toda civilização pecuária e ainda com o peso do uso pedagógico destes trabalhos pela igreja aos poucos vai se afirmando uma expressãorealmente literária que desemboca na criação da cantoria improvisada ao som da viola na Serra do Teixeira, nos meados do século XIX, e na publicação de folhetos estritamente poéticos a partir do final daquele século e início do século XX sob o pioneirismo de Leandro Gomes de Barros.
A partir destes dois momentos, dificilmente vamos encontrar na nossa região qualquer expressão cultural que não tenha algumelo com a Literatura de Cordel. A Literatura erudita, a Música, a Religião, a Política, os Conflitos sociais, as Brincadeiras, o Teatro, o Cinema, a Educação, enfim, em todas as expressões do saber e do fazer, tiveram e têm alguma relação com esta forma de comunicação e criação que se consolidou como escola poética com regras definidas, produção estupenda e uma influência sem limites na vida...
tracking img