Lipidios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA MOLECULAR
Período: 2012.2
Profa. Darlene Camati Persuhn

ESTUDO DIRIGIDO

LIPÍDIOS
1. Qual característica é comum à todos os lipídios?
* Os lipídeos são moléculas orgânicas majoritariamente hidrofóbicas;
* São geralmente compartimentados em soluções aquosas;
* São solúveis em solventes orgânicos como o clorofórmico emetanol;
* Os lipídeos não são poliméricos.

2. Diferencie ácidos graxos saturados dos insaturados enumerando suas características com relação à saturação, instauração e tamanho da cadeia hidrofóbica.

* Os ácidos graxos saturados são moléculas altamente flexíveis que podem assumir um ampla variedade de conformação, pois há uma rotação relativamente livre ao redor de cada ligaçãoC-C. Por não possuírem ligações duplas em sua estrutura, apresentam arranjos lineares, permitindo que as diferentes cadeias se mantenham mais próximas entre si. Isso faz que uma maior quantidade de energia seja necessária para que a substância passe para o estado liquido.
* Os ácidos graxos insaturados possuem duplas ligações quase sempre de configuração cis. Isso coloca uma dobra rígida de 30°na cadeia de hidrocarbonetos, consequentemente eles interagem de forma menos compacta do que os ácidos graxos saturados, com isso o seu ponto de fusão é mais baixo em relação aos mesmos.
* As características marcantes é que a temperatura de fusão é diretamente proporcional ao grau de saturação e ao comprimento da cadeia hidrofóbica.

3. Esquematize um triacilglicerol e cite suas funçõesno organismo dos vertebrados e dos vegetais.

* Triacilglicerol é um tri-éster oriundo da combinação do glicerol com ácidos graxos, no qual as três hidroxilas do glicerol sofreram condensação carboxílica com os ácidos, os quais não precisam ser necessariamente iguais (pode ser saturados ou insaturados). Simplificando temos que um triacilglicerol é formado pela união de três ácidos graxos auma molécula de glicerol, cujas três hidroxilas (grupos –OH) ligam-se aos radicais carboxílicos dos ácidos graxos.
* A Principal função do triacilglicerol é a de reserva energética (alimentar) tanto nos organismos vertebrados como nos vegetais.
4. Como são obtidos os ácidos graxos trans? Como eles afetam o organismo?

* Em sala de aula foi explicado que as gorduras trans são preparadaspela indústria com a finalidade de solidificar os ácidos graxos insaturados que são líquidos em temperatura ambiente. Para que isso ocorra as duplas ligações devem ser desfeitas através da reação de hidrogenação (adição de hidrogênio) a 100°C, mas nem todas as insaturações existentes são desfeitas, ocorrendo uma reação de isomerização com formação dos ácidos graxos trans, das cadeias insaturadas.* O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar o aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim – LDL – colesterol e leva a redução dos níveis de colesterol bom - HDL-colesterol. Por consequência aumenta os riscos de doenças coronárias.

5. Cite as classes de esteroides listando suas características

O colesterol é o esteroide mais abundante nosanimais, nos mamíferos ele é o precursor metabólico dos hormônios esteroides, substancias que regulam uma grande variedade de funções fisiológica. Os hormônios esteroides são classificados de acordo com a resposta fisiológicas que desencadeiam.
* Os glicocorticoides, como o cortisol, afetam o metabolismo de carboidratos, de proteínas e de lipídeos e influenciam uma grande variedade de outrasfunções vitais, incluindo reações inflamatórias e a capacidade de lidar com estresse.
* A aldosterona e outros mineralocorticóides regulam a excreção de sal e de água pelos rins.
* Os androgênios e os estrogênios afetam o desenvolvimento e a função sexual. A testosterona, um composto de C19, é o protótipo do androgênio (hormônio sexual masculino)

6. O que diferencia os lipídios de...
tracking img