Lipidios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Estadual Mario de Andrade

Utilização dos Alcoóis e Fenóis pelo homem

Professor: Everton Luiz
Aluna: Jessica Figueiro nº29
Aluno: Rafael L. Girardi nº33

Francisco Beltrão
Novembro de 2012
Fenóis

Principais Fenóis e utilização na indústria:
Fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila (-OH) ligado diretamente ao anel benzênico, vamos analisar aqui dois tipos defenóis: o comum e o cresol. 

Cresóis 

Essa classe de fenóis é obtida do óleo retirado do alcatrão da hulha, possui fórmula molecular C7H8O. A aplicação dos cresóis na indústria é variada, vai desde a fabricação de conservantes para madeira até a obtenção de explosivos. A utilização como conservante se refere à propriedade repelente do cresol, que afasta o contato de insetos com a madeira.Cresóis são usados para produzir corantes, perfumes e ainda desinfetantes, esta última diz respeito à produção de creolina e lisol. 

Fenol comum

Esse composto fenólico é mais tóxico que o cresol, recebe a denominação de ácido fênico ou carbólico, hidroxi benzeno, possui fórmula molecular C6H6O. 
Em condições ambientes se apresenta como sólido incolor, é usado na obtenção dos seguintesprodutos: aspirina, ácido pícrico, baquelites e fenolftaleína. Veja como se obtêm cada um desses compostos a partir do fenol comum: 

Aspirina: esse famoso analgésico é produzido a partir da reação com fenol que dá origem ao ácido salicílico, com posterior reação com cloreto de acetila se obtém o produto final: ácido acetilsalicílico (aspirina ou AS). 

Ácido pícrico: produto formado quando umfenol reage com ácido nítrico na presença de ácido sulfúrico, essa reação é denominada de nitração e dá origem ao hidroxi-trinitro benzeno, mais conhecido como Ácido pícrico. Esse composto é usado na fabricação de foguetes. 

Baquelites: a reação de fenóis com o aldeído metanal na presença do desidratante ácido sulfúrico dá origem às resinas fenol-formaldeído, dentre elas podemos citar asbaquelites: essas resinas correspondem a plásticos de elevada massa molecular importantes na indústria. 

Fenolftaleína: aquecer a mistura de fenol com anidrido ftálio na presença de ácido sulfúrico, pronto! Já se tem o indicador ácido-base fenolftaleína, veja como usá-lo: Basta pingar algumas gotas na solução em questão e já se tem o resultado: em meio ácido o indicador fica incolor e em meiobásico adquire a cor rósea.
Fenóis na Agricultura:
Os fenóis possuem ação bactericida devido ao mecanismo de coagularem proteínas de micro-organismos como as bactérias e fungos. Nas fazendas, usa-se uma mistura dos fenóis orto, meta e paracresol para a desinfecção do local de ordenha das vacas, para não haver contaminação do leite. Essa mistura de fenóis é conhecida popularmente como Creolina.Fenóis na Alimentação:
Classe de fitoquímicos que funciona nos vegetais como pigmentos azul, azul avermelhado e violeta e fornece proteção contra o dano oxidativo.

Fenóis na Saúde (medicamentos):
É corrosivo e irritante das membranas mucosas. Potencialmente fatal se ingerido, inalado ou absorvido pela pele. Causa queimaduras severas e afeta o sistema nervoso central, fígado e rins. Também éextremamente tóxico para animais como os gatos. Substância pode provocar a longo prazo câncer de diversos tipos.
Em contato com a pele pode provocar desde uma eritema (manchas) até necrose (morte do tecido) e gangrena (feridas) na pele, dependendo do tempo de contato e da concentração das soluções. O maior perigo do fenol é a habilidade de penetrar rapidamente, causando severas lesões que podemser fatais.

O fenol tem diversas funções na área farmacêutica, a principal é para cauterização.

Alcoóis

Alcoóis na Industria:
Devido à natureza das substâncias envolvidas, os processos na indústria alcooleira apresentam possibilidade de formação de misturas gasosas inflamáveis no ambiente. Caso esteja presente uma fonte de risco que possa promover a ignição desta mistura...
tracking img