Linux windows

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 

-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Pesquisar

Parte inferior do formulário
Log In / Cadastre-se
* HOME
* DESENVOLVIMENTO
* FRONT-END
* BANCO DE DADOS
* SEO
* UTILITÁRIOS HTML
* EM DESTAQUE
* TODOS
* VÍDEOS
* CURSOS
* PUBLIQUE
Gerência - Qualidade e Testes
Qualidade, Qualidade deSoftware e Garantia da Qualidade de Software são as mesmas coisas?
Este artigo tem por objetivo mostrar as diferenças entre os termos Qualidade, Qualidade de Software e Garantia da Qualidade de Software. Com esse artigo, podemos esclarecer a diferença e até mesmo alguns relacionamentos entre estes três termos.
por Fábio Martinho Campos
 0 0 0 2
 

Segundo a NBR ISO 9000:2005, "qualidade é o grau noqual um conjunto de características inerentes satisfaz aos requisitos". Ou seja, pode-se afirmar que se algum produto ou serviço atende aos requisitos especificados, este mesmo produto ou serviço possui a qualidade desejada. 

A qualidade pode ser medida através do grau de satisfação em que as pessoas avaliam determinado produto ou serviço. No entanto, esse produto ou serviço pode ter qualidadepara algumas pessoas e para outras nem tanto, ou seja, a qualidade é algo subjetivo. 

Conceituar desta forma então o termo qualidade se torna uma tarefa muito difícil, pois elementos intrínsecos estão enraizados no intelecto de cada ser. 

O termo TQM (Total Quality Management), amplamente usado nas organizações, também descreve uma abordagem para a melhoria da qualidade. De acordo com Kan(2002), "O termo tem tomado vários significados, dependendo de quem interpreta e como se aplica." (KAN, 2002, p. 30). Independente dos seus vários tipos de implementação, os elementos chave do TQM podem ser resumidos conforme Figura 1, abaixo: 

 
Figura 1 - Elementos chave do TQM.
a. Foco do Cliente (Customer Focus) - O objetivo é atingir a satisfação total do cliente. O foco do clienteinclui o estudo das necessidades e vontades do cliente, coleta de requisitos do cliente e a medição e gerenciamento da satisfação do cliente. 
b. Melhoria de Processo (Process Improvement) - O objetivo é reduzir as variações de processo e atingir a melhoria da qualidade contínua. Este elemento inclui ambos os processos de negócio e o processo de desenvolvimento do produto. Através da melhoria deprocesso, a qualidade do produto será reforçada. 
c. Lado Humano da Qualidade (Human Side of Quality) - O objetivo é criar a cultura de qualidade por toda a empresa. As áreas de foco incluem liderança, apoio da alta gerência, participação total de todos os colaboradores da empresa, e outros fatores humanos como sociais e psicológicos. 
d. Métricas, Modelos, Medições e Análises (Metrics,Models, Measurement and Analysis) - O objetivo é direcionar a melhoria contínua em todos os parâmetros da qualidade por um sistema de medição orientado a metas.
No contexto de sistemas de informação e softwares o conceito da ISO aplica-se na sua totalidade, sendo que os usuários finais sempre terão as expectativas de um alto padrão de qualidade para que suas tarefas sejam sempre executadas damaneira mais adequada possível. 

Tian (2005) afirma que as expectativas de qualidade para sistemas de software estão relativamente ligadas em dois aspectos:
a. "O sistema de software deve fazer o que é suposto que se faça. Em outras palavras, eles devem fazer certo as coisas". (TIAN, 2005, p. 35)
b. "Eles devem realizar estas tarefas especificas corretamente e satisfatoriamente. Em outraspalavras, eles devem fazer as coisas certas". (TIAN, 2005, p. 35)
Indiretamente, as duas afirmações de Tian (2005) estão com base na ISO 9000:2005 sendo que o sistema deve fazer o que se espera que ele faça, de acordo com seus requisitos levantados e especificados. 

Contudo, a qualidade possui alguns princípios básicos, como:
* Tentar prevenir defeitos ao invés de consertá-los;
* Ter a...
tracking img