Linux em ambiente com tempo de resposta real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fábio Soares de Alencar RA: 912205967

LINUX EM AMBIENTES DE RESPOSTA COM TEMPO REAL

Universidade Nove de Julho São Paulo - 2012

SUMÁRIOIntrodução....................................................................................................... Exemplo de aplicações para Sistemas de Tempo real................................... Considerações sobre o Sistema OperacionalLinux....................................... Vantagens e Desvantagens............................................................................Referências.....................................................................................................

3 3 4 4 5

2

Introdução Sistemas embarcados são o coração da maioria das máquinas e equipamentos que estão no nosso dia a dia. Entretanto,muitas vezes não reconhecemos estes equipamentos como computadores. Os chips e os sistemas que operam dentro deles estão, na maioria das vezes, escondidos dentro das funções básicas dos equipamentos.Operam de forma invisível para nós e seus contatos com o mundo exterior acontecem através de sensores e atuadores. Muitos destes sistemas trabalham em tempo real, onde não pode haver demoras ouimprevisibilidades do tempo de resposta. E o que isto significa? Um sistema de tempo real opera sob requerimentos críticos de resposta, ou seja, se uma tarefa não for completada em um período determinado detempo ela simplesmente terá falhado. Exemplos:
1. Um sensor de temperatura que gera um input para um microcontrolador,

indicando que níveis críticos de temperatura foram atingidos, para que omicrocontrolador possa atuar sob o sistema de refrigeração. Se o microcontrolador não atender às restrições de tempo do sensor de temperatura, a temperatura poderá atingir níveis críticos, e todo sistemapoderá se danificar. Este caso é normalmente chamado de “Hard RealTime Systems”, ou numa tradução livre, Sistemas de Tempo Real altamente restritivos.
2. Um sistema de radar aeroespacial, que recebe...
tracking img