Linhas gerais do evolucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LINHAS GERAIS DO EVOLUCIONISMO



O Evolucionismo já era tratado desde a Antigüidade quando o livro de Gênesis tratava sobre a criação do homem e seu pecado original. Na antigüidade as teoriassobre evolução e futuro do homem e tratado na teoria do progresso circular. Já na Id. Media a questão da evolução e tratado em duas situações: o pessimismo e a teoria da evolução social em espiral.
Oinicio das teorias evolucionistas esta no próprio método cientifica e na filosofia. O iluminismo foi que serviu de base para o crescimento de todas as teorias evolucionistas. O Evolucionismorepresentou a manifestação de fé dos estudiosos na capacidade do homem de fazer uma historia cada vez mais grandiosa.
.
O Evolucionismo foi uma boa forma de encarar a realidade humana, pois ele seinteressava em mostrar como acontecia a evolução e o progresso, porem não procurava provar a existência da evolução. Tylor e considerado o pai da etnologia por ter sido o primeiro a tentar organizar o estudo dacultura. Ele mostrou o desenvolvimento da pratica religiosa e também foi responsável pelo termo “cultura”, destinguindo do de raça. Foi responsável pela organização das idéias evolucionistas arespeito da cultura. James Frazer teve seu nome ligado ao Evolucionismo por ter conseguido popularizar a antropologia social.
O Evolucionismo cultural teve como características a:
• amplitude do objetode estudo, pois visava a estudar a cultura e também era necessário lançar as bases da disciplina no sentido de promover uma redução teórica que permitisse a generalização e a constituição dasdenominadas leis científicas. Devemos também saber que o Evolucionismo deixou duvida em relação as razoes e causas das transformações da cultura;
• tempo, pois os evolucionistas tentaram criar seu própriotempo, o cultural. Para eles o que determinava o tempo era os níveis de cultura e indispensável a consideração do tempo e espaço no estudo da cultura;
• método comparativo: a adequação de método ao...
tracking img