Evolucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolucionismo
25/05/2010
O Evolucionismo foi uma corrente filosófica surgida em meados do século XIX, e se espalhou por praticamente toda a Europa, ganhando respaldo de grandes intelectuais daquele momento.

Antes, porém, de falar um pouco desses filósofos-literatos, pois filosofia e literatura nunca se separam, devemos desenvolver um pouco o conceito de Evolução, suas principaismanifestações na Literatura, Biologia e, é claro, na Antropologia, para que o leitor possa compreender melhor o seu sentido geral e sua aplicação na realidade. O conceito de Evolução vem sendo discutido pelos homens, de modo geral, desde Heráclito, passando por filósofos estoicistas já na era cristã e por Leibniz.

É no entanto com os estudos intensivos e de muitas viagens do famoso naturalista e biólogoCharles Darwin (que fundou com a teoria da Seleção Natural e a Evolução dos seres vivos o Darwinismo) que este conceito ganhará grande absorção intelectual, influenciando poetas, antropólogos, filósofos, entre outros, com o princípio de que tudo está num processo de transformação, transmutação (para a Biologia) dos seres vivos em sua história natural. Por exemplo: o homem é o resultado de umprocesso de transformação que o elevou da condição de macaco à condição de homo sapiens.

Esta seria uma hipótese evolucionista claramente e, até hoje, é um argumento muito forte para os intelectuais a negarem.

Decerto não estamos aqui para formular problemas, mas para tentar esclarecê-los um pouco. Escritores, poetas e estudiosos do mundo todo viram-se influenciados por essa nova corrente, comodissemos atrás, e os temas colocados em cheque pretendiam especialmente esclarecer as diferenças essenciais entre os seres vivos e os seres inertes, a matéria e o espírito, o mundo e Deus. Nesse sentido, grandes pensadores tornaram-se representantes do Evolucionismo como Schelling e Hegel, H. Spencer e A. Fouillée.

Para a Etnologia aparecem figuras como J. J. Bachofen, Henry Maine, LewisMorgan. Os mais destacados, no entanto, serão James Frazer, que influenciará diretamente Claude Lévi-Strauss e Edward B. Tylor, responsável pela conhecida teoria do Animismo.

Muitos evolucionistas foram taxados, mais tarde, como positivistas, - e realmente quase todos se tornaram -, isto é, pessoas que acreditavam na total determinação das coisas; que acreditavam haver uma explicação de tudo emalgum lugar ou numa teoria determinada; enfim, de que tudo no universo está subordinado a Leis que o ser humano deve compreender e aplicar sem questionar.

Assuntos pertinentes:
Evolução Humana
Evolução dos Vertebrados

Fonte:
http://www.slimsite.hpg.ig.com.br/evol.html

Saiba mais
Buscas relacionadas a Evolucionismo em Biologia.
•Teoria do Evolucionismo
•Evolução
•Seres Vivos
•Humano•Vertebrado
•Invertebrado
•Criacionismo
Share on emailEnvie para um amigo!
[ Pesquisa escolar lida 12105 Vezes - Categoria: Biologia ]

Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/evolucionismo.html

evolucionismo

O evolucionismo (também chamado transformismo ou teoria da evolução) é uma doutrina que admite a evolução orgânica das espécies. Presente desde aAntiguidade, inquietando espíritos mais avisados (como Anaximandro, Tales e até Aristóteles), a tese da evolução dos seres vivos só se conseguiu impor com o advento da paleontologia e dos trabalhos de Lamarck e de Darwin no século XIX.Até ao século XVIII, o criacionismo reinou sem discussão, ainda que Lineu, na sua classificação natural das espécies, tenha deixado algo em aberto quanto a umaexplicação. Lamarck é, de facto, o primeiro evolucionista, considerando que o meio determina e modela os organismos (Filosofia Zoológica, 1809). A partir desta ideia, o naturalista inglês Charles Darwin, depois de uma viagem à costa ocidental da América do Sul e de um conjunto de observações efetuadas, estabelece como fator da evolução a seleção natural das espécies, pela qual todos os seres vivos...
tracking img