Evolucionismo cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LINHAS GERAIS DO EVOLUCIONISMO 

O Evolucionismo já era tratado desde a Antiguidade quando o livro de Gênesis tratava sobre a criação do homem e seu pecado original. Na antiguidade as teorias sobre evolução e futuro do homem e tratado na teoria do progresso circular. Já na Idade Média a questão da evolução e tratado em duas situações: o pessimismo e a teoria da evolução social em espiral.
Oinicio das teorias evolucionistas esta no próprio método cientifico e na filosofia. O iluminismo foi que serviu de base para o crescimento de todas as teorias evolucionistas. O Evolucionismo representou a manifestação de fé dos estudiosos na capacidade do homem de fazer uma historia cada vez mais grandiosa.
A Revolução Industrial veio colaborar para a linha do pensamento cientifico, pois ela obtiagrandes resultados, houve crescimento em vários itens: produção, população, conhecimentos, concentração demográfica e horizontes e com tudo isso o homem evoluía. O livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin foi o que expôs o conjunto de ideias a respeito da evolução de todas as espécies. Lamarck foi tido como fundador da teoria da evolução e sua ideia mais conhecida e da afirmação de que afunção cria o órgão e esta ideia não foi aplicada ao homem devido aos preconceitos que existia na época e acaba por explicar que o Evolucionismo da antropologia cultural não deriva do Evolucionismo biológico de Darwin, de Lamarck e de tantos outros.
O Evolucionismo foi uma boa forma de encarar a realidade humana, pois ele se interessava em mostrar como acontecia a evolução e o progresso, porem nãoprocurava provar a existência da evolução. Tylor e considerado o pai da etnologia por ter sido o primeiro a tentar organizar o estudo da cultura. Ele mostrou o desenvolvimento da pratica religiosa e também foi responsável pelo termo “cultura”, distinguindo do de raça. Foi responsável pela organização das ideias evolucionistas a respeito da cultura. James Frazer teve seu nome ligado aoEvolucionismo por ter conseguido popularizar a antropologia social.
Características
O Evolucionismo cultural teve como características a:
amplitude do objeto de estudo, pois visava a estudar a cultura e também era necessário lançar as bases da disciplina no sentido de promover uma redução teórica que permitisse a generalização e a constituição das denominadas leis científica. Devemos também saber que oEvolucionismo deixou duvida em relação às razoes e causas das transformações da cultura;
tempo, pois os evolucionistas tentaram criar seu próprio tempo, o cultural. Para eles o que determinava o tempo era os níveis de cultura e indispensável à consideração do tempo e espaço no estudo da cultura;
método comparativo: a adequação de método ao objeto foi utilizado por este método. Este método não eranovo, já tinha sido utilizado por Aristóteles em seus estudos e vem sendo utilizado nas ciências humanas. A maneira correta de utilização do método comparativo foi aplicada nos estudos dos povos contemporâneos primitivos e suas falhas foram evidenciadas na sua aplicação e não na metodologia;
temas e conceitos: sem duvida foram as instituições religiosas e familiares. Preocupavam-se também com asinstituições jurídicas e demonstravam como a cultura obedece a uma evolução universal e unilinear.
Conceitos
Os principais conceitos introduzidos pelos evolucionistas foram a cultura, sistema de parentesco, sobrevivência, aderençais, evolução cultural, religião, magia simpática, por contato, terminologia de parentesco, totemismo, clã, tribo, fatria, descendência patrilinear ou matrilinear evários outros itens. Com isso vemos que o Evolucionismo tem suas falhas, porem tem seu lugar de destaque na Antropologia.
Para os neoevolucionistas o estudo da evolução cultural é sinônimo do estudo do processo técnico ou tecnológico e acredita que o homem explora o meio ambiente para preservar a vida e garantir a perpetuação da espécie e a tarefa principal da antropologia e especificar os fatores...
tracking img