Linha do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Linha do tempo da História da Educação
1500 - Vera Cruz o começo de tudo:
Os portugueses ao chegarem a costa da Bahia descobriram que os índios principalmente os tupis guaranis eram instruídos por adultos.
1549 - Alfabetização pela fé
Os primeiros Jesuítas chegaram ao Brasil em missão de converter os índios a fé católica.
1564- O primeiro Colégio para brancos O primeiro colégio surge naBahia em 1564, é mais estruturado que as escolas dos índios
1577 - Padre Anchieta e os livros de à pena A escrita era feita à pena, escrevia uma a uma as atividades dos alunos
1599- Faltam professores
A pedagogia dos Jesuítas é consolidada.
1759 - Expulsão dos jesuitas
Pombal expulsa os Jesuítas do Império Português.

1760 - O Estado é responsável pela educação
Os professores sãoconcursados pagos pelo governo. Um novo método de ensino é criado onde os livros didáticos são impressos.
1808 – A chegada da família real portuguesa Criação de aulas avulsas de cirurgia e Anatomia, na Bahia e no Rio de Janeiro surge as primeiras faculdades de medicina.
1827 - Uma revolução na escola A primeira lei Geral ENSINO cria colégios nas vilas e cidades mais populosas do Império e dá acesso àssalas de aula e também às meninas.
1874 - Ordem e progresso Idéias do positivismo, do cientificismo e do movimento republicano circulam e influenciam a educação.
1883 – Escolas Técnicas No auge do desenvolvimento, outras escolas são criadas.
193 2 - Anísio Teixeira e a escola Anísio Teixeira é pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, responsáveis pela promoção da cidadaniae saúde
1962 - Ler para entender o mundo Paulo Freire é convidado pelo governo a reformular a alfabetização de adultos no país.

1971 – A Ditadura No auge da repressão do regime militar surge o movimento de defesa da escola pública e de aplicação da educação.
1996 - LDB
É promulgada a nova lei de Diretrizes e Bases (LDB).
1998 - As avaliações O Enem é criado para avaliar os conceitosaprendidos pelos estudantes do Ensino Médio
2004 - Universidade para todos O PROUNI( programa universidade para todos). Vincula a concessão de bolsas em faculdades e universidades brasileiras ao desempenho do Enem.

2007- A exclusão continuada O governo lança o Plano de desenvolvimento da Educação (PDE) onde inclui um diagnóstico detalhado sobre o ensino público.

Linha do tempo: História daEducação no Brasil
Muitas mudanças ocorreram até que se chegasse à pedagogia dos dias de hoje. As principais reformas foram Benjamim Constant (1890), Epitácio Pessoa (1901), Rivadavia Correia (1911), Carlos Maximiliano (1915), João Alves da Rocha Vaz (1925), Francisco Campos (1932), Gustavo Capanema (1946) e as Leis de Diretrizes e Bases de 1961, 1968, 1971 e 1996.
Período Jesuítico (1549-1759)
NoBrasil os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. As escolas jesuítas não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar, mantinham cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nívelsuperior, para formação de sacerdotes. No curso de Letras estudava-se Gramática Latina, Humanidades e Retórica; e no curso de Filosofia estudava-se Lógica, Metafísica, Moral, Matemática e Ciências Físicas e Naturais.
O Período Pombalino (1760-1808)
Os jesuítas foram expulsos das colônias em função de radicais diferenças de objetivos com os dos interesses da Corte. Se as escolas da Companhia de Jesustinham por objetivo servir aos interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para servir aos interesses do Estado. Em Portugal, instituiu-se o “subsídio literário” para manutenção dos ensinos primário e médio. O sistema jesuítico foi desmantelado e nada que pudesse chegar próximo deles foi organizado para continuar o trabalho de educação.
Período Joanino (1808–1821)
D. João VI...
tracking img