Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JUST-IN-TIME

1 Sistema Just-in-Time

O sistema Just-in-Time, doravante designado por JIT, foi desenvolvido na Toyota Motor Company, no Japão, pelo sr. Taiichi Ono. Pode-se dizer que a técnica foi desenvolvida para combater o desperdício. Toda atividade que consome recursos e não agrega valor ao produto é considerada um desperdício. Dessa forma, estoques que custam dinheiro e ocupam espaço,refugos e retrabalhos são formas de desperdício e consequentemente devem ser eliminadas ou reduzidas ao máximo.
Posteriormente, o conceito de JIT se expandiu, e hoje é mais uma filosofia gerencial, que procura não apenas eliminar os desperdícios, mas, também, colocar o componente certo, no lugar certo e na hora certa. As partes são produzidas em tempo (Just-in-Time) de atenderem às necessidadesde produção, ao contrário da abordagem tradicional de só produzir nos casos (Just-in-Case) em que sejam necessárias. O JIT leva a estoques bem menores, custa mais baixo e melhor qualidade do que os sistemas convencionais.
Além de eliminar desperdícios, a filosofia JIT procura utilizar a capacidade plena dos colaboradores, pois a eles é delegada a autoridade para produzir itens de qualidade paraatender, em tempo, o próximo passo do processo produtivo. Em um sistema JIT, onde a qualidade é essencial, o colaborador tem a autoridade de parar um processo produtivo, se identificar algo que não esteja dentro do previsto. Deverá, também, estar preparado para corrigir a falha ou então pedir ajuda aos colegas de trabalho. Essa atitude seria impensável nos sistemas tradicionais de produção emmassa, onde a linha jamais poderia ser parada.
A aplicação adequada do sistema JIT leva a empresa a obter maiores lucros e melhor retorno sobre o capital investido, decorrente de redução de custos, redução de estoques e melhoria na qualidade, objetivo de todos.

1.1 Elementos de um sistema Just-in-Time

Um sistema JIT deve apoiar-se em sete elementos básicos, sem os quais serão muito pequenasas chances de sucesso. Por exemplo:

• 1 Programa mestre (master plan). No JIT, o programa mestre de produção (ou programa de montagem final) tem horizonte de 1 a 3 meses, a fim de permitir que os postos de trabalho, como também os fornecedores externos, planejem seus trabalhos. No mês corrente o programa mestre é balanceado em bases diárias, a fim de garantir carga uniforme para as máquinas epara os fornecedores.

• 2 Kanban. O JIT usa um sistema simples (chamado kanban) para retirar as peças em processamento de uma estação de trabalho e puxá-las para a próxima estação do processo produtivo. As partes fabricadas ou processadas são mantidas em contêineres e somente alguns desses contêineres são fornecidos à estação subseqüente. Quando todos os contêineres estão cheios, a máquina párade produzir, até que retorne outro contêiner vazio, que funciona como uma “ordem de produção”. Assim, estoques de produtos em processo são limitados aos disponíveis nos contêineres e só são fornecidos quando necessário. O programa de montagem final puxa as partes dos postos anteriores e estes, por sua vez, também puxam as partes de seus postos anteriores, e assim sucessivamente até chegar aosfornecedores externos. Se o processo pára em decorrência da quebra de uma máquina ou problema de qualidade, as máquinas que ainda estão funcionando irão também parar tão logo seus contêineres estejam cheios. A figura 1 mostra esquematicamente o funcionamento do sistema. Nos sistemas convencionais a necessidade de manter as máquinas em operação acaba produzindo peças e componentes ainda nãosolicitados. A fim de desocupar espaço essa produção acaba sendo empurrada para o posto subseqüente no processo produtivo.

Figura 1: Esquema de um sistema “puxe”

Fonte: pp. Autor

• 3 Tempos de preparação (setup time). O objetivo do JIT é produzir lotes ideais de uma unidade. Na maioria dos casos é economicamente inviável, devido aos custos de preparação das máquinas, comparados com os custos de...
tracking img