Linha do tempo sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Linha do tempo

1500– ( Descobrimento do Brasil) A atenção à saúde limitava-se aos próprios recursos da terra (plantas, ervas) e, àqueles que, por conhecimentos empíricos (curandeiros), desenvolviam as suas habilidades na arte de curar.

Principais doenças: Malária,sarampo,varíola, febre amarela e outros; condições precárias,escassez de médicos; o alto preço das drogas e dos remédio oriundosde Portugal e do Oriente; saberes curativos dos indígenas; jesuítas,Boticários.

1543-( Colônia) A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos.

1808- ( 1º Reinado) Criação da primeira faculdade de medicina FAMEB (Faculdade de Medicina da Bahia); Dom João VI fundou na Bahia o Colégio Médico - Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador. No mês de novembro do mesmoano foi criada a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro, anexa ao real Hospital Militar.
Buscava-se eliminar os sintomas das doenças, já que as causas eram desconhecidas.


1850 –( 2º Reinado) as atividades de saúde pública estavam limitadas ao seguinte:
Delegação das atribuições sanitárias as juntas municipais;
Controle de navios e saúde dos portos;

1889 - ( 2º Reinado)Naturalmente, afalta de um modelo sanitário para o país, deixavam as cidades brasileiras a mercê das epidemias.


1892- ( República Velha) Instituto Vacino gênico, para o desenvolvimento de vacinas

1893- ( República Velha) Instituto Bacteriológico. O Instituto Vacino gênico se incorporou ao Bacteriológico mais tarde e transformaram-se no Lab. Adolfo Lutz.

1899- (República Velha) Instituto Butantã, umcentro para pesquisa de venenos e produção de antídotos.

1900 - (República Velha) No início desse século, a cidade do Rio de Janeiro apresentava um quadro sanitário caótico caracterizado pela presença de diversas doenças graves que acometiam à população, como a varíola, a malária, a febre amarela, e posteriormente a peste, o que acabou gerando sérias consequências tanto para saúde coletiva quantopara outros setores como o do comércio exterior , visto que os navios estrangeiros não mais queriam atracar no porto do Rio de Janeiro em função da situação sanitária existente na cidade.


1904- (República Velha) A revolta da vacina.

1907- Carlos Chagas: Descoberta do T.cruzy

1908-Gripe Espanhola

1910 - (República Velha) O governo central, preocupado com a insatisfação do operariadourbano, iniciou a regulamentação do trabalho, a partir da década de 10, criando as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs).

1920 - (República Velha) Somente na década de 20 é que se dá a primeira medida concreta, em nível nacional, para a criação do sistema de saúde pública. A Diretoria Geral de Saúde Pública é organizada pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz, que resolve o problema sanitário,implementando, progressivamente, instituições públicas de higiene e saúde. Oswaldo Cruz adotou o modelo das 'campanhas sanitárias' (inspirado no modelo americano, mas importado de Cuba), destinado a combater as epidemias urbanas e, mais tarde, as endemias rurais.

1923- (República Velha) A primeira diretoria foi Miss Clara Louise Kienninger, senhora de grande capacidade e virtude, que soubeganhar o coração das primeiras alunas. Com habilidade fora do comum, adaptou-se aos costumes brasileiros. Os cursos tiveram início em 19 de fevereiro de 1923, com 14 alunas. Instalou-se pequeno internato próximo ao Hospital São Francisco de Assis, onde seriam feitos os primeiros estágios. Em 1923, durante um surto de varíola, enfermeiras e alunas dedicaram-se ao combate à doença. Enquanto nas epidemiasanteriores o índice de mortalidade atingia 50%, desta vez baixou para 15%. A primeira turma de Enfermeiras diplomou-se em 19 de julho de 1925.

1930 – ( Era Vargas) A partir de 30, o Estado recebe fortes pressões por parte de intelectuais e militares para a criação de novos serviços na área de Saúde Pública, culminando em 1931 com a criação do Ministério de Educação e Saúde. Nesta fase a...
tracking img