Linha do tempo da internet no brasil - tecnologias web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Linha Do Tempo da Internet no Brasil

Em 1990 foi criada a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), pelo Ministro da Ciencia e Tecnologia, com o objetivo de implantar uma infraestrutura com abrangencia nacional para os serviços de internet.
No inicio de 1991 o Brasil começava a receber os primeiros dados transferidos via internet.
O periodo de 1994 a 1996 foi dedicado a segunda etapa da implantaçao,com uma infraestrutura bem mais veloz que a anterior. Com o objetivo de interligar os estados a velocidades de pelo menos 64Kbps
Em 1994, a RNP conectava acerca de 30.00 usuarios (educadores e pesquisadores em sua maioria), atraves de 3.300 hosts dispersos por mais de 400 instituiçoes no pais, boa parte delas universidades, centros de pesquisa e òrgaos do governo, onde passou a oferecer conexao a20 estados brasileiros.
Naquele mesmo ano a BBSs (Bulletin Board Systems) de todo o pais ja ofereciam e-mail e acesso à rede de mensagens FidoNet.
No estado de São Paulo surgiu a Academic Network at São Paulo (ANSP), que interligou a Universidade de São Paulo
(USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), e o IPT, Instituto de
PesquisasTecnológicas do Estado de São Paulo , também surgiram redes estaduais em Minas Gerais,
Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
entraram em operaçao no final de 1993 segundo o depoimento de uma prof. E pesquisadora da USP que acompanhava atenciosamente a evoluçao da internet no pais.
Fevereiro
Depois dos servidores da UFRJ e UFSC, entram em funcionamento os servidores Web da Universidadede São Paulo, nesta ordem: 1) Escola do Futuro , 2) catatau.ime.usp.br (“pirata”, rodando a partir do crontab na porta 8000), 3) Laboratório de Sistemas Integráveis , 4) Instituto de Física , 5) Instituto de Matemática e Estatística . Ao longo de 1994, um grupo de estudantes da USP criou centenas de páginas Web. Em novembro daquele ano, estimaram que metade das páginas Web do país estava na USP(por volta de 500).
Abril
Coluna “BBSMania” do Caderno de Informática do jornal O Globo fala de IRC, da febre editorial de livros sobre Internet que ocorria no Canadá e da publicação em português do livro “Manual da Internet”.
Julho
O jornal Folha de S.Paulo dedica a edição dominical de seu caderno “Mais!” à “superinfovia do futuro”. E anuncia: “Nasce uma nova forma de comunicação que ligará porcomputador milhões de pessoas em escala planetária”.
Agosto
A palavra “Internet” é usada pela primeira vez na revista Exame. Dizia a reportagem: “Diariamente trafegam pela rede milhões de cartas, programas de computador, arquivos eletrônicos e até fotografias”. Além disso, a revista notava que um — um único — filme já havia sido transmitido pela rede, e estimava haver no Brasil não mais que36.000 internautas, todos no meio acadêmico.
Novembro
Uma relação de sites brasileiros é publicada no caderno de informática do Jornal do Brasil: eram 28 no total, todos de instituições de ensino e pesquisa.
O jornalista Sérgio Charlab (ex-editor da revista Internet World) cria a lista de discussão “informatica-jb” e passa a escrever a coluna “Ciberespaço” no Jornal do Brasil.
Dezembro
O governobrasileiro divulga, através do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério das Comunicações (MC), a intenção de investir e promover o desenvolvimento da Internet no país. A criação da estrutura necessária para a exploração comercial da rede ficaria a cargo da Embratel e da RNP. A RNP entraria com a experiência adquirida com a Internet acadêmica e com a infra-estrutura básica (uma redenacional de alta velocidade).
Embratel lança, em caráter experimental, o Serviço Internet Comercial (são escolhidos 5.000 usuários para testar o serviço). A conexão internacional é de 256 Kbps.

O Fermilab também resolveu adotar a nova tecnologia. Porém, sem abandonar o uso da Bitnet. Por isso,com o passar do tempo a conexão entre a FAPESP e o Fermilab acabou se tornando a única rota de...
tracking img