Batolomeu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A INTERNET
HITÓRIA DA INTERNET
A Internet é uma rede que interliga milhões de computadores em todo o mendo. Ela surgiu em 1969, nos Estados Unidos, e interligava originalmente laboratórios de pesquisa e tinha a denominação ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency).
Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano. No auge da guerra fria, os cientistas queriam ter uma rede decomputadores que continuasse a funcionar, mesmo em caso de um bombardeio.
O nome Internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.
Hoje a Internet interliga milhares de redes no mundo inteiro. O que essas redes têm em comum é o protocolo TCP/IP (TransmissionControl Protocol/Intenet Protocol), que permite que elas se comuniquem entre si. Esse protocolo é a língua comum dos computadores que integram a Internet.
Por cerca de duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 1987, pela primeira vez foi leberado seu uso comercial nos EUA.
Mas foi em 1992 que a rede virou moda. Começaram a aparecer nos Estados Unidos da Américavàrias empresas provedoras de acesso à Internet. Milhares de pessoas começaram a colocar informações na Internet, que se tornou uma mania mundial.
A INTERNET NO BRASIL
A Rede Nacional de Pesquisas foi criada em julho de 1990, como um projeto do Ministério da Educação para gerenciar a rede acadêmica brasileira, até então dispersa em iniciativas isoladas, a RNP. Em 1992, foi instalada a primeiraespinha dorsal conectada à internet nas primeiras universidades e centros de pesquisa do País, além de algumas organizações não governamentais, como o Ibase.
Em 1995, foi liberado o uso comercial da Internet no Brasil. Os primeiros provedores de acesso comerciais à rede surgiram logo em seguida. O Mistério das Comenicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia criaram um Comitê Gestor da Internet,com representantes, para acompanhar a expansão da rede no Brasil.
TIPOS DE CONEXÃO
Para conectar seu computador à Internet, primeiramente é necessário obter um plano de acesso em um provedor. Em cada região do Brasil, existem provedores específicos. Em alguns casos, esses provetores são empresas de telefonia fixa, telefonia celular ou operadoras de TV a cabo. Alguns exemplos de grandes provedoresde acesso no Brasil:
Telefônica
Claro
Vivo
Tim
NET/Vivax
GVT
TVA
OI
CTBC
Brasil Telecon
LINHA DISCADA
Conexão por linha discada (também chamada de dial-up) é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica convencional (padrão) para acessar a rede mundial de computadores.
A maioria dos computadores vem com um modem dial-up já instalado. Além dabaixa velocidade, a conexão discada não é estável e mantém ocupada a linha telefônica quando se está conectado; ou seja, não é possével falar pelo telefone ao mesmo tempo em que se navega pela Internet. Dependendo do horário em que o acesso é feito, os gastos com a conta telefônica podem ser altos.
Por outro lado, basta uma linha telefônica disponível e um PC com modem para que o acesso à Internetesteja disponível. É necessario ter um provedor de acesso, que pode cobrar ou não pelo serviço. A conexão dial-up requer que seja estabelecida uma nova conexão toda vez que você quiser usar a Internet. Entretanto, é mais barata que a banda larga e, em algumas áreas, pode ser a única opção de acesso à Internet.
Esse tipo de conexão está caindo em desuso por ser lenta (não passa de 56 kbps, nomáximo) e também devido à popularização dos serviços de acesso em banda larga, que oferecem mais velocidade de transferência de dados.
BANDA LARGA
É uma conexão com a Internet em alta velocidade. Com ela você fica conectado à Internet o tempo todo, podendo exibir páginas da Web w baixar arquivos com muita rapidez. Existem vários tipos de conexão de banda larga, porém as duas tecnoclogias mais...
tracking img