A industria do algodao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INDÚSTRIA DO ALGODÃO







Acadêmicos: Diego Spezia


Rodrigo Spezia

Professor: Rosângela Silva
Faculdade Metropolitana de Guaramirim - FAMEG

Curso Engenharia de Produção (EPR 1.4) – Economia
18/11/2011



1 RESUMO


O algodão é um material bem utilizado na nossa região na área da indústria têxtil. A cultura do algodão tem importância social, pelo grande númerode empregos que gera diretamente, bem como indiretamente. Com essa fibra podemos criar diversos produtos, onde acaba gerando a lei de oferta e da procura, demanda de mercado, e começa a ter a concorrência neste setor. Na nossa região é um assunto bem comum, pois faz parte do nosso dia a dia e está relacionado ao nosso trabalho. A industrial têxtil tem como objetivo transformar fibras em fios, defios em tecido e de tecidos em peças do vestuário, têxteis domésticos e artigos de aplicação técnica. Seu volume de comercialização dos produtos é variado, pois não é somente o mercado interno que consome os produtos do setor têxtil, muitos também são produtos exportados. A exportação de têxteis brasileiros representa apenas 1% do movimento total mundial de têxteis. Mesmo assim movimenta um bilhãode dólares por ano. Esse assunto é acompanhado por parte da área têxtil, pois se a fibra tiver aumento significativo irá atingir principalmente a área têxtil. Busca-se esclarecer aqui, através da história e de que forma podemos utiliza lá.


Palavras-chave: Economia – Fibras Naturais – Algodão.



1. INTRODUÇÃO


A indústria têxtil foi bastante afetada pelo processo de abertura daeconomia brasileira, principalmente no período 1992 a 1995. No setor, a gestão empresarial pouco dinâmica de algumas empresas até o início dos anos 90 fez com que seus custos ficassem fora dos padrões internacionais. Para poder ficar dentro dos padrões comerciais, as indústrias tiveram que passar por um processo de reestruturação empresarial e organizacional onde tiveram que dar continuidade nopassar dos anos.
Com a intuição de contribuir com a elaboração de uma política industrial para o setor, foi necessário conhecer toda a cadeia têxtil, desde as matérias-primas até a confecção, para que pudesse permitir e determinar a potencialidade, estabelecendo segmentos no qual o Brasil apresentaria competitividade internacional.
Analisando o comportamento das principais matérias-primasutilizadas pela indústria têxtil brasileira em termos de produção, consumo, tendências e problemas mais relevantes de cada segmento foi necessário tomar certas medidas que poderiam ser adotadas para solucionar alguns destes problemas, mas tendo sempre focando a globalização da economia brasileira.
Diante desta situação foi feita uma análise detalhada das mais importantes fibras naturais, artificiais esintéticas. No final são apresentadas as principais tendências, procurando traçar um painel de todas as fibras, destacando as que demonstram competitividade internacional, as que estão em processo de extinção e as que possuem perspectivas favoráveis de crescimento.



2. DESENVOLVIMENTO


A indústria têxtil nacional exige fibras médias, longas e extra longas com as características que aindústria considera ideais para fibra, cada vez mais finas e resistentes, que possam ser fiadas em rotores de alta velocidade. As indústrias têxteis têm seu processo muito diversificado, onde algumas podem apresentar todas as etapas do processo têxtil - fiação, tecelagem e beneficiamento e outras podem ter apenas um dos processos separadamente.
O processo de beneficiamento e embalagem é a faseque antecede a sua industrialização. Os diferentes tratamentos de pré-limpeza da fibra podem interferir sobre a qualidade comercial e industrial do produto têxtil.
Os tecidos mais antigos datam aproximadamente do ano 5000 AC. As primeiras fibras a serem transformadas em fios e tecidos foram o linho e o algodão. A automação da indústria têxtil coincidiu com a revolução industrial, quando as...
tracking img