Resenha critica de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA



















UNIP – Universidade Paulista
Curso: Ciências Contábeis - Noite I
Disciplina: Ética Geral e Profissional
Professor: Carlos Benjamin
Aluna:Maria Lucília Rabelo Alencar
Matrícula: PA 1115389











MÓDULO X
A ESTRUTURA DO MERCADO


Observamos no Módulo X a ocorrência de diferentes estruturas de mercado que sãodeterminadas por fatores como oferta, demanda e concorrência entre agentes econômicos.
Na concorrência perfeita percebemos que o nível de preços não se altera a partir do interesse individual, devido aquantidade de compradores e vendedores com produtos homogêneos.
Já na concorrência imperfeita notamos o surgimento de monopólio onde uma empresa domina o mercado, oligopólio onde poucas empresasproduzem itens muito semelhantes e outras estruturas que dominam grande fatia do mercado de acordo com a procura.
Assim concluímos que a estrutura do mercado atende as necessidades conforme elasaparecem













MÓDULO XI
OS MODELOS DA ESTRUTURA DE MERCADO
(Continuação)

Vários fatores estruturam um mercado, entre eles podemos citar a quantidade e o tamanho das empresas quevendem produtos de acordo com seu poder de negociação.
Segundo Stakelberg em 1934, as estruturas de quase monopólio e monopsônio refletem casos onde existem um único vendedor ou compradorconfrontando-se com um pequeno número de compradores e vendedores respectivamente.
Monopólio é caracterizado pela concorrência imperfeita é o extremo oposto da concorrência perfeita admitindo-se apenas umofertante de um bem ou serviço que não apresenta substituto próximo ou concorrente no mercado e isso determina sua influencia no preço do bem ou serviço.
No caso do oligopólio, poucas empresasdetém o controle de grande parte do mercado como vemos as grandes redes de farmácias instaladas na nossa cidade que extinguiram muitas empresas familiares e de pequeno porte.






MÓDULO XIV
A...
tracking img