Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo, levantar, sinteticamente, alguns pontos que possam se referir às teorias em educação. Levantar questionamentos referentes às tendências educacionais em questão. Astendências pedagógicas têm basicamente sua origem em movimentos sociais, filosóficos e antropológicos em determinados momentos da história humana, terminam assim por influenciar as práticas pedagógicas associadas às expectativas da sociedade. Neste caso é importante ao professor em formação e ao que já se encontra atuando, o conhecimento de tais tendências a fim de construir conscientemente a suaprópria trajetória político-pedagógica. Somente a partir deste conhecimento, e de autoconhecimento é que poderá propor mudanças a fim de transformar fazeres e saberes, problematizando-os, inserindo-os no cotidiano e na própria expressão do educador. Na verdade, conhecendo a teoria que sustenta a sua prática, o educador pode desejar e fazer a sua transformação em direção à conscientização e àconsequente liberação de condicionantes sociais, tornando o processo ensino aprendizagem algo realmente significativo tanto para o educador como para o educando. Diante do pressuposto, sem ser nosso objetivo questionar a prática docente, partirmos de uma perspectiva discutida por Libâneo (1994), Saviani (2003), Vygotsky (1991) e outros autores que se preocupam ou se preocuparam em analisar as diversasteorias educacionais existentes no Brasil.
O que se deseja com esta pesquisa, é apresentar aos professores, e educadores, os passos dessa pedagogia, tendo como base todo um contexto histórico pedagógico, numa tentativa de entender, como se movem na atualidade, diante de tantos desafios, equívocos, confusões, incertezas e, ainda, das novas necessidades da educação. A exploração desse conhecimento poderevelar-se extremamente útil aos processos educativos em geral e diante do que exige a sociedade, e a nova consciência humana.


DESENVOLVIMENTO

Diante de sua complexidade, professores, embora tendo conhecimento sobre algumas dessas tendências, não dominam esse saber em sala de aula. È muito comum ouvi-los dizer: na teoria é fácil, mas na prática! Haja vista, que mesmoacreditando estarem trabalhando certa teoria, na verdade não estão. Faz no final uma mistura delas. Seria esse o caminho correto a seguir? Professores melhores qualificados, conhecedores da diversidade teórica, não teriam condições mais adequadas, que correspondessem as suas necessidades e a de seus alunos? É nessa perspectiva que esta pesquisa aponta sugestões de como a concepção psicológicahistórico-cultural de Vygotsky e outras, podem dar embasamento à teoria histórico-crítica de Saviani e podem estar auxiliando, professores, no processo ensino aprendizagem.
Ao entrevistarmos alguns professores deparamos com as diversidades de cada um, como utilizam e ensinam e quais os métodos a serem aplicados, assim, “A utilização de livros didáticos e recursos tecnológicos (quadro digital) sãofundamentais para a educação”. É o que nos diz a professora (Salete, 33 anos). Já a professora aposentada (Luzia, 68 anos) salienta que: “O livro didático, recursos tecnológicos, apostilas complementares, novas metodologias são recursos essenciais para a condução do processo ensino/aprendizagem.”. Podemos perceber que o método utilizado por ambas, são os mesmos, embora em épocas diferentes.Não podemos deixar de se destacar o papel fundamental de Anísio Teixeira como grande incentivador da pedagogia renovada na escola pública. Seu método de ensino é o ativo, é o da transmissão e recepção de informações. Nele o aluno é submetido a um processo de controle do comportamento, a fim de que os objetivos operacionais previamente estabelecidos possam ser atingidos. Trata-se do “aprender...
tracking img