Linha cronologica do brasil colonial e imperial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO
RELATÓRIO – REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA

A formação de professores tem sido recentemente alvo de muitas investigações, demonstrando assim não só a situação de crise – como muitos costumam dizer – como também a imperiosa necessidade de se repensar e buscar alternativas viáveis à sua continuidade, com outra forma de entender e também de praticar, organizar.
Sobesta perspectiva, surge nas ultimas décadas uma tendência denominada genericamente de formação de professores reflexivos, fazendo um profundo exame da situação atual da docência e indicando, bem como praticando, novos caminhos, não mais separando de forma drástica a formação inicial da continuada, tendo como referencial a pratica docente.
Como ponto central desta tendência recente, apresenta aconstituição do professor reflexivo, a partir de um novo entendimento da pratica docente, onde a experiência ganha relevância enquanto parte do saber-fazer próprio da profissão. Este texto quer discutir a refletividade como elemento da pratica docente, preocupado em perceber como se dá, no âmbito mesmo da docência (a sala de aula propriamente falando), sua efetivação, sua elaboração no cotidianodo professor, procurando entender alguns limites que se apresentam.
Este estudo é, assim, um esforço de compreensão teórica, na medida em que irá analisar dentro da própria teoria como se comporta tal aspecto. Entretanto, a molde de concretização, iremos experimentar aquilo que foi elaborado teoricamente, em uma pratica concreta, ou seja, verificar se as perspectivas suscitadas na discussão seapresentam em uma pratica determinada. No caso, a prática analisada será a introdução da informática na educação e formação dos professores.
A perspectiva do professor reflexivo é uma das mais recentes tendências de pesquisa em educação. O que vem a ser esta tendência? Na atual situação educacional brasileira percebe-se que o docente tem a ideia de que ensinar é apenas apresentar e explicar oconteúdo estudado numa exposição, entretanto esquecem de contextualizar o assunto trabalhado de acordo com a realidade do aluno. O presente trabalho reflete sobre a docência no processo de ensino-aprendizagem. E procura avaliar o comportamento dos alunos e dos professores na instituição escolar, buscando saber se o conteúdo trabalhado na sala esta sendo contextualizado de acordo com a realidade doaluno. Também mostra a necessidade de formar educandos mais crítica e professores que busquem ampliar seus métodos de ensino fazendo com que a aula torne-se mais prazerosa para o educando.

ETAPA 2

PASSO (1)

Todo começo de ano é sempre difícil para a criança, ela chega na creche ou escola, assustada, com medo, chora, faz escândalo nos primeiros dias, mas com o passar do tempo , vãotomando consciência de que ali tem que ficar e vai se acostumando, interagindo com os coleguinhas e até comentam entre si que os pais precisam trabalhar pra comprar papá. Toda infância tem problemas, dificuldades, mas mesmo assim as crianças se divertem, brincam, correm, e os professores e monitores trabalham conforme a necessidade.
DISSE A Pedagoga Carolina: Que o papel do Pedagogo é curativo,porque ele usa de sensibilidade, gestos, carinho, afeto, compreensão, calma, paciência, para as crianças pequenas. (Professora do Jardim de Infância Waldorf) Ver. Projetos Escolares – 2013.
Nós como docentes, monitores, auxiliares, temos que ter um foco para o nosso trabalho ser realizado com êxito, e perspicácia, ousadia, pois toda a criança exige de nos atenção e vínculos afetivos. Toda escola temsua rotina como: Hora do lanche, Atividades Educacionais, Atividades Lúdicas, Hora do Almoço, Brincadeira de Rodas, Contação de Historias, Hora do Soninho, Higiene, Banho, Escovação dos dentes, Brincar no Parquinho, Trabalhos com Músicas, Pintura, Colagem, Cortar com Tesourinha, Fazer bolinhas de crepom e Exercícios físicos, (para as crianças de creche).
Por Exemplo:
O horário de entra da...
tracking img