Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –
POLO TENIR














ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA














CORUMBÁ – MS
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –
POLO TENIR


ATPS HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

CURSO: PEDAGOGIA SEMESTRE: 3ºTUTOR PRESENCIAL: PROF. EAD:
ALUNOS













CORUMBÁ – MS
2013




INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação através do tempo. Buscar informações importantes do processo educacional para entendermos a realidade.
Desenvolvemos a linha do tempo, fazendo um rápido resumo dos fatos e períodos que marcaram a Historia da Educação no Brasile um breve modelo da atual Educação Brasileira, suas descobertas, falta de estrutura, e também seus avanços.
Diante dos fatos expostos na leitura do trabalho tem o propósito de refletir o processo educacional atual.






















ETAPA 1


“Somos feitos de tempo”... A escrita sobre a preservação da memória histórica e a reconstituição do passado.Historicamente, os estudos científicos e históricos demonstram que desde que surgiram os seres humanos tem passado por constantes processos de mudança, isso mostra que a raça humana é um ser histórico, pois suas ações e pensamentos ao longo do tempo mudaram, evoluíram à medida que foram observando o ambiente em sua forma e a maneira como este modificava se reproduzia, levando os seres humanos acompreenderem a forma como a natureza se equilibrava através de sua forma de reprodução e continuidades das espécies.
A partir da observação, os seres humanos começaram a evoluir, iniciando-se o processo de produção agrícola, a domesticação de animais, passando há ter mais tempo a dedicar a outras atividades, esse processo evolutivo permitiu o seu estabelecimento em um determinado lugar.A experiência da vivência coletiva permitiu que se desenvolvessem outras habilidades, e esse processo de formação de conhecimentos sempre foi transmitidos de geração a geração pelos nossos antepassados, sendo esta uma forma de educação, onde se destaca a arte de ensinar e aprender costumes, hábitos, técnicas de sobrevivência.
Na pratica social, o ser humano e sua natureza encontram-semergulhados num contexto histórico-social concreto, que determina suas características e modo de ser conforme seus modos culturais e costumes, e a educação participa ativamente desse processo de formação de cada sociedade e de seus cidadãos.
A questão principal a ser respondida neste texto é “somos feitos de tempo”? A História da Educação auxilia na construção da interpretação sobre asmaneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares, assim como as teorias que as orientem (ARANHA, 2006).
Como seres históricos, a história surge como uma necessidade de reconstruir o passado, pois através desta ferramenta relatam-se os acontecimentos que decorreram de ação transformadora realizada por pessoas no tempo, anotando, relatando através de seleçãoos fatos mais importantes e que serão interpretados por diversos métodos e maneira conforme o contexto.
Portanto somos feitos de tempo, sim e a história da educação aborda esses fatos ao relatá-los, mostrando a evolução do pensamento, das teóricas que buscam explicar os fatos relacionados à educação em cada cultura, povos e etnias.

ETAPA 2
A origem da educação escolar noBrasil - a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica

No Brasil, antes do descobrimento e ocupação de seu território pelos portugueses, a educação não existia um modelo educacional. Nas tribos indígenas o conhecimento era passado de geração para geração, onde os mais novos aprendiam como os mais velhos de sua tribo. Esse processo consistia em repassar a sua...
tracking img