344358000132

1402 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO PEDAGOGIA

História da Educação e da Pedagogia

JOSENEIDE RODRIGUES DE JESUS - RA: 7906671241
TATIANE SANTANA GUERRA - RA: 7305549242

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, sob orientação do professor-tutor a distância Luciane Braz Pereira.

POLO: TABOÃO DA SERRA
Taboão da Serra, 28 de Março 2014.
Introdução:

Apresentaremos a História da Educação Brasileira, depois de ter pesquisado, analisado os fatos ocorridos desde o primeiro tempo em que surgiu a educação brasileira, onde pode descobrir corretamente como tudo deu início, e como tudo tem acontecido desde então.

Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo. Somos feitos de tempo?

Nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, mas como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.
Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados, o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente, somos o resultado do dever humano, portanto não nos compreendemos fora da prática social, porque esta, por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto. Com a História da Educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam, se somos seres históricos nada escapam à dimensão do tempo.
As pessoas são diferentes, por isso a forma de vivenciarem e reconstituírem seu passado também o é, assim como as consequências de suas diferentes formas de abordagem de um mesmo aspecto histórico bem como as implicâncias disso em seu futuro também será.
Segundo Maria Carolina Bovério Galzerani (2006 pag 23), no Brasil, sobretudo a partir do ano

Relacionados