Linha azul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
➢ LINHA AZUL

INTRODUÇÃO
Os regimes aduaneiros especiais foram criados pelo governo federal a fim de que a indústria nacional se mantenha ativa no comércio exterior, melhorando consistentemente a balança comercial do país, fator importante para o crescimento e fomento econômico (PUCCI, 2003).
O Regime Aduaneiro Especial de Linha Azul é um dos regimes criado pelo governo federal com o intuitode reduzir o tempo das liberações das mercadorias de empresas que operam no comércio exterior mediante a racionalização da movimentação da carga, nas operações de importação, exportação e de trânsito aduaneiro, sem comprometer os controles (RECEITA FEDERAL DO BRASIL - RFB, 2008).

Sistema aduaneiro brasileiro – definição e características

Sosa (1999, p.30) define o sistema aduaneiro “como umaespécie de membrana ou linha que circunda o seu corpo territorial, com a função de regular o que nele ingressa e egressa”.
A regulação na entrada e saída de bens/serviços do território nacional citada por Sosa (1999), ratifica o que é dito por Carluci (1996) que fala que a burocracia, a dificuldade gerada devido ao excesso de normas e regulamentos ligados às atividades de importação e exportação noBrasil, têm sido um dos grandes obstáculos para as empresas nacionais que atuam ou pretendem atuar no comércio exterior.
Um dos motivos da burocracia é a existência da grande quantidade de órgãos responsáveis pelo processo de regular a atividade de comércio exterior brasileira, fazendo com que não haja apenas uma aduana, e sim várias, na qual cada uma fica responsável por uma parte do processo naárea de importação e exportação, conforme aponta o UNAFISCO SINDICAL - Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (2006).
Para Sosa (1999, p.30) “quando as partes de um conjunto se dispersam, o nível de eficácia do sistema é drasticamente reduzido, a ponto de desfigurá-lo como tal”. Isso significa que devido aos procedimentos e normas de cada órgão não estareminterligados, a função da aduana, que é regular os fluxos externos no país, muitas vezes não é atendida.
Outra questão decorrente da falta de unicidade é a prática de fraudes, em vista que a não existência de um órgão que cuide integralmente da atividade de comércio exterior, faz com que as funções de cada um não sejam completamente definidas, causando assim confusão de competência, fazendo com que hajamenos segurança na atividade em questão (UNAFISCO SINDICAL, 2006).
A especificidade é outro atributo essencial para uma aduana ideal, segundo Sosa (1999), ou seja, a política aduaneira, juntamente com suas técnicas, deve ter como objetivo as metas definidas pela política econômica do Brasil. A intenção dos países, inclusive a do Brasil, é aumentar suas relações com o exterior, isto se deve a“globalização” da economia, que fez com que o país de uma das economias mais fechadas do mundo, até meados de 1992, abrisse suas portas para relações externas. (BEHRENDS, 2002).
Sosa (1999) relata que a complexidade e a dificuldade gerada pela falta de um sistema aduaneiro integrado e confeccionado de acordo com as políticas internas e externas de um país torna-se um empecilho para um sistema aduaneiroeficiente. E isso acontece no Brasil: o excesso de burocracia, custos extras, ineficiência, desorganização, falta de pessoal qualificado, falta de auditores fiscais, são definidos pelos órgãos responsáveis como instrumentos de controle e não como falta de um sistema aduaneiro eficiente.
Para Barral (2002), os entraves citados tratam-se de barreiras não-tarifárias, porém não controladas pelos órgãosatuantes na atividade aduaneira, todos esses problemas acabam gerando uma política restritiva, que prejudica muito o Brasil no que diz respeito a acordos externos. Obviamente esta não é a intenção do país, que objetiva essencialmente regular a entrada e saída de bens e serviços de acordo com a política econômica, com foco na ampliação das relações com outros países.

Regime Aduaneiro Especial de...
tracking img