Como opera a cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segunda parte

COMO OPERA A CULTURA


O capítulo “A Cultura Condicionada a Visão de Mundo do Homem”, mostra vários exemplos de como o ser humano em decorrência da cultura pode tercomportamentos diferentes, possuindo o mesmo sexo. A princípio, alguns comportamentos fisiológicos básicos deveriam ser iguais por questões naturais, como acontecem com os outros seres vivos, mas apresentamgrandes diferenças em determinadas culturas, em decorrência do próprio processo de endoculturação, por exemplo, o sorriso, a sexualidade, os tipos de partos, o modo de comer, as comidas diferentes, oreconhecimento do espaço e os diferentes tipos de educação.
O capítulo “A Cultura Interfere no Plano Biológico”, fala da influência da cultura em questões biológicas mais complexas, determinantes desaúde e de sobrevivência. Exemplos como a perda de referências culturais (apatia), crenças, saudades e outros fatores podem interferir no plano biológico dos seres humanos e comprometer sua saúdeequilibrada, levando-os muitas vezes à morte. Já em outros casos, as crenças e hábitos podem ser capazes de curar, restabelecendo o bom funcionamento biológico dos seres humanos. Quem sabe este seja ocapítulo mais interessante da obra, pois revela como determinada cultura é capaz de transpor barreiras humanas através do processamento psicológico e solucionar problemas biológicos que em outras culturaspode não ser eficaz.
No capítulo “Os Indivíduos Participam Diferentemente de Sua Cultura”, o autor evidencia que a participação de um indivíduo em sua cultura é limitada e diversifica.Tanto as limitações como as participações do indivíduo em sua própria cultura podem ser definidas por diferentes fatores como, por exemplo, o sexo, a idade e costumes. Mais do que isso, esses fatorestambém podem diferenciar e limitar papéis de maneira diferente em outras culturas, isto é, papéis desempenhados por homens de uma cultura podem ser desempenhados por mulheres em outra, e vice-versa....
tracking img