Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CIÊNCIA ESTATÍSTICA
Pode-se considerar a Estatística como a ciência que se preocupa com a organização, descrição, análise e interpretação dos dados experimentais.

Dentro dessa idéia, pode-se dividi-la basicamente em duas partes distintas: a Estatística Descritiva, que se preocupa com a organização e descrição dos dados e a Estatística Indutiva ou Inferencial, que cuida da sua análise einterpretação.

Percebe-se, conforme o exposto, que a Estatística é aplicável a qualquer ramo do conhecimento onde se manipulam dados experimentais. Assim, as Ciências Sociais, a Biologia, a Medicina, a Física, a Engenharia, as Ciências Administrativas, etc., tendem, cada vez mais, a servir-se dos métodos estatísticos como ferramenta de trabalho, daí a sua grande e crescente importância.

AEstatística Econômica é, pois, uma especialização da estatística geral e tem por finalidade a aplicação do método estatístico ao estudo dos modelos econômicos.



CONCEITOS FUNDAMENTAIS:

1-População: É o conjunto de elementos que são agrupados com a finalidade de fornecer pelo menos uma característica comum, de acordo com o objetivo do estudo.

Uma vez caracterizada a população, o passo seguinteé o levantamento de dados acerca da(s) característica(s) de interesse na investigação.



2-População Característica ou População Matriz: É o conjunto formado pelos valores da característica de estudo, que são gerados ou observados a partir dos elementos da população.

Como em qualquer estudo estatístico pode-se pesquisar uma ou mais características dos elementos da população. Tem-se queuma população pode gerar mais do que uma população característica.

Nem sempre é conveniente, ou mesmo possível realizar o levantamento dos dados referentes a todos os dados da população (Censo ou Levantamento Exaustivo). Nestes casos, deve-se limitar as observações a uma parte da população (Levantamento por Amostragem).



3-Amostra: É um subconjunto da população, necessariamente finito, poistodos os seus elementos serão examinados para efeito da realização do estudo estatístico desejado.

Certos cuidados básicos devem ser tomados no processo de obtenção da amostra, ou seja, no processo de amostragem, já que conclusões referentes à população vão se basear no resultado da amostra. Muitas vezes erros grosseiros e conclusões falsas ocorrem por falhas na amostragem. Estatisticamente, aprecisão de um valor numérico é avaliada através do binômio: confiança e erro processual – erro cometido pelo procedimento empregado.



Uma característica numérica estabelecida para toda uma população é denominada parâmetro. Quando esta característica é estabelecida para uma amostra, é dita estimador.

PROCESSOS ESTATÍSTICOS DE ABORDAGEM

Quando se deseja estudar um fenômeno coletivopode-se optar entre realizar:

– Censo: avaliação direta de um parâmetro, utilizando-se todos os componentes da população.

Como principais propriedades do Censo pode-se citar a ocorrência de erro nulo e 100% de confiabilidade; o elevado custo envolvido; lentidão/demora na apuração dos dados desejados ( quase sempre acaba por acarretar desatualização.

– Estimação:avaliação indireta de um parâmetro, com base em um estimador, através do cálculo de probabilidades.

Na Estimação não se consegue atingir uma confiabilidade de 100%, nem um erro processual nulo (o erro é calculado na definição do tamanho da amostra a ser utilizada); é realizada com um menor custo e maior rapidez do que no caso do Censo, permitindo a obtenção de dados de forma mais atualizada e,muitas vezes, a viabilização do estudo – tanto por questões financeiras, quanto pelo fato de disponibilizar mais rapidamente as informações desejadas, condição cada vez mais exigida no mundo atual.



A estatística compreende a estatística descritiva – que envolve a organização e sumarização dos dados; a teoria da probabilidade – que proporciona uma base racional para lidar com situações...
tracking img