Como opera a cultura - sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA - ICSEZ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

EDMÊ MOTA DE SOUZA

RESUMOCOMO OPERA A CULTURA
Pin-AM 2011

Trabalho solicitado pela Professora Sandra Damasceno docente da disciplina Sociologia da Educação I, aos discentes do 1º período do Curso de Licenciatura emPedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ/UFAM com o objetivo de obter nota parcial.

LARAIA, Roque de Barros. Como opera a cultura. In: __________. Cultura: umconceito antropológico. 23. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2009. p.66-93.

O autor Laraia expõe em sua obra que homens de cultura diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradasdas coisas e exemplifica através de experiências. A nossa herança cultural desenvolvida há muitas gerações nos condicionou a diminuir os valores de quem se desvia do comportamento/culturapadronizada, esse comportamento nos influência em ver o mundo de uma única forma não aceitando que outros valores nos sejam empregados concentrando assim as manifestações materiais da atividade do grupo, taiscomo, a língua, religião, costumes, expectativas e muito mais.
O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência considerar o seu modo de vida como o mais correto e natural,surgindo assim o etnocentrismo, é um fenômeno universal, e implica na crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade. Enfatiza-se também a cultura presente no plano biológico, o qualexemplifica, em lugar da supervalorização de sua própria sociedade, numa dada situação de crise que os membros de uma cultura abandonam a crença nesses valores, com isso, perdem a motivação que os mantémunidos e vivos.
A cultura também é capaz de provocar a cura de doenças, reais ou imaginárias. Estas curas ocorrem quando o doente acredita na eficácia do remédio ou no poder dos agentes culturais....
tracking img