Industria cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Sociologia/ Turma: LH1



Resumo de texto p/ o tema da equipe 3: CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL



Texto: MORIN, Edgar. A indústria Cultural. In: FORACCHI, Marialice Mencarini;MARTINS, José de Souza (Orgs). Sociologia e Sociedade: Leitura de introdução à Sociologia. Editora LTC, 2006. p. 253 – 259.



Resumo

A cultura industrial surge a partir das invençõestécnicas, orientada por um rápido processo de inovação subordinado às intencionalidades do capitalismo. Nessa perspectiva, o desenvolvimento da indústria cultural tem ocorrido em todos os regimes, tanto noquadro do Estado quanto no da iniciativa privada. Em ambos os sistemas, pode-se afirmar que existe a concentração da indústria cultural aliada a um propósito de dominação, seja visando “adaptando o seupúblico a sua cultura” (Estado), com interesses políticos e ideológicos; ou, no intento de “adaptar sua cultura ao seu público” (iniciativa privada), com interesses lucrativos a partir do agrado aoconsumidor. Essa concentração corresponde a um processo burocrático, no qual vão ser selecionadas as informações e definidas o modo pelo qual elas serão transmitidas através dos meios de comunicação;nessa lógica, a ideia criadora é filtrada e submetida a exames antes que eles cheguem às mãos daqueles que decidem.

Partindo desse pressuposto, a indústria cultural tem diante de si o dueloentre a burocratização-padronizada (centralizadora) e a originalidade (a busca pela inovação), e o seu funcionamento se opera a partir desses dois pares. Em cada caso se estabelece uma relaçãoespecifica entre a lógica, industrial-burocrática-monopolística-centralizadora-padronizada, e a contralógica, individualista- inventiva-concorrencial-autonomista-inovadora. Em rompimento com a lógica, nosistema do Estado se mantém grande resistência antiburocrática, uma vez que as considerações a respeito do lucro são secundarias nesse sistema. Dessa forma, a criação cultural não pode ser totalmente...
tracking img