Unidade web - unid 2 - antropologia e cultura brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisar envio do teste: Atividade 2
Conteúdo
Usuário DANIELY MARTINS PERICO
Curso ANT02005 - ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (ON.0) - 201310.01672
Teste Atividade 2
Iniciado 14/03/13 17:07
Enviado 14/03/13 18:40
Status Completada
Resultado 1 em 1 pontos
Tempo decorrido 1 hora, 32 minutos.
Instruções
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos

Émile Durkheim é considerado um dosprimeiros grandes teóricos da Sociologia definindo claramente seu objeto de estudo. Sugere a existência de uma espécie de inteligência coletiva, acima dos indivíduos particulares, que seria responsável por criar e impor as normas de comportamento socialmente aceitas, assim como as sanções determinadas àqueles que por ventura as ignorassem. Criando o conceito de:
Resposta
Resposta Selecionada: d.Fato Social.
Resposta Correta: d.
Fato Social.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é: Fato Social.

Durkheim criou o conceito de Fato Social, para explicar a natureza dos fenômenos que a sociologia deveria estudar. O Fato Social possui três características básicas: a de ser exterior aos indivíduos, a de ser coercitivo e a de ser geral.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos

AugusteComte, é considerado o pai da Sociologia, ciência batizada inicialmente por ele de Física social. Para ele, esta nova ciência deveria ter o rigor das ciências naturais aplicada para o entendimento da vida social. Esta ciência foi amplamente influenciada pelo Positivismo, que deveria entender as leis imutáveis da vida social.

Seu principal lema que orienta a maneira de compreender a sociedadeé:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
“Ordem e Progresso”.
Resposta Correta: a.
“Ordem e Progresso”.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é: “Ordem e Progresso”.

Comte, entusiasta defensor das conquistas tecnológicas e do avanço da ciência, acreditava que quanto mais para o futuro a humanidade caminhasse, melhor seria a vida em sociedade, pois o progresso tecnológico sedesenvolveria mais. Acreditava que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferissem quanto a sua essência, no entanto, haveria uma mesma lógica que permitiria prever ocorrência e natureza de comportamentos que ele considerava as patologias da sociedade moderna, como greves e revoluções. Segundo ele, estas impediam que se pudesse usufruir das benesses da sociedade industrial. Ouseja, manter a ordem social para usufruir do progresso tecnológico.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos

Etnografia é, antes de tudo, a escrita do visível, e, portanto, depende das qualidades de observação, de sensibilidade ao outro, do conhecimento sobre o contexto estudado, da inteligência e da imaginação científica do etnógrafo. Nessa perspectiva, a etnologia é um prolongamento da pesquisaetnográfica, representa um passo em direção à síntese. Embora não exclua a observação direta, ela tende a conclusões mais amplas e comparativas. A síntese pode operar-se em três direções:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
Geográfica, histórica e sistemática.
Resposta Correta: d.
Geográfica, histórica e sistemática.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é: Geográfica, histórica esistemática.

A etnologia é um prolongamento da pesquisa etnográfica, representa um passo em direção à síntese. Embora não exclua a observação direta, ela tende a conclusões mais amplas e comparativas. A síntese pode operar-se em três direções: Geográfica, quando se pretende integrar conhecimentos relativos a grupos vizinhos. Histórica, quando se visa reconstituir o passado de uma ou várias populações.Sistemática, quando se isola determinado tipo de técnica, de costume ou de instituição.
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

"Para ele, democracia e educação se supõem e se chamam. Ele não concebia que a democracia poderia ser outra coisa além do reino soberano sobre os espíritos da ciência e da razão; e reciprocamente ele só...
tracking img