Linguagem e ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Obra: Linguagem e Ideologia

Autor: José Luiz Fiorin

Referência bibliográfica: Fiorin, José Luiz. São Paulo: Ática 2003

Obra:
José Luiz Fiorin é Doutor em Letras, Professor do Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação.
O autor fala sobre a relação da linguagem e da ideologia, explicando os elementos linguísticos, sistema linguístico, discurso e fala a autonomia dodiscurso, a semântica e a sintaxe.
A linguagem do ponto de vista de Max e Engels não é autônoma porque é uma expressão real, não acontece sem o intermédio de outras coisas.
A linguagem é individual e social porque um individuo só é capaz de faze-la acontecer e a sociedade também, além de ser uma necessidade humana utiliza-la.
A linguagem é o veiculo que é utilizado para a exteriorização daideologia, sendo que a ideologia vem da formação do individuo e da cultura.

Capítulo 2
“ As duas dicas parecem, á primeira vista, contraditórias, pois a primeira mostra que a linguagem é determinada pelas condições sociais; enquanto a segunda revela que a linguagem goza de autonomia em relação ás formações sócias.” (P. 8)

Parecer por capítulo:
A linguagem aborda suas variáveis, e mostra que elanão é autossuficiente portanto não é autônoma, porque não é pessoal é influencia de outras pessoas. Tudo que é transmitido ou visto no mundo nos conduz a comparar os discursos de opiniões.

Capítulo 3
“O discurso são as combinações de elementos linguísticos (frases ou conjunto de constituídos de muitas frases), usadas pelos falantes com o propósito de exprimir seus pensamentos, de falar domundo. A fala é a exteriorização psicofísico-fisiológico do discurso. Ela é rigorosamente individual, pois é sempre um eu quem toma a palavra e realiza o ato de exteriorizar o discurso.” (P.11)

Parecer por capítulo:
Sistema virtual é a linguagem, virtual porque não se pode pega-la é abstrata. A fala é a exteriorização do discurso, e o discurso faz parte da ideologia humana que é acombinação de elementos linguísticos.

Capítulo 4
“Procurar estabelecer as determinações que incidiram, um dia sobre os elementos do sistema poderá resultar em estudos fragmentários, de interesse pontual, quando em fantasias. É no nível do discurso que devemos, pois, estudar as coerção sociais que determinam a linguagem.” ( P. 16)

Parecer por capítulo:
O sistema passou por várias mudançasfonológicas. As consoantes germinadas hoje não é mais existente na língua portuguesa, as consoantes germinadas são duas consoantes germinadas são duas consoantes que não muda a pronuncia das palavras, mais muda o significado.

Capítulo 5:

“ Assim como a frase não é um amontoado de palavras, mas é uma cadeia construída segundo certas regras, o discurso não é um amontoado de frases.” (P.17)Parecer por capitulo:
O discurso não é um conjunto de palavras soltas nem de frases soltas é uma junção de palavras e frases que formam sentido tendo coesão e coerência
Capítulo 6:
“Tema é o elemento semântico que designa um elemento não-presente no mundo natural, mas que exerce o papel de categoria ordenadora dos fatos observáveis.” (P. 24)

Parecer por capítulo:
Há dois tipos de textosfigurativos, o abstrato e o concreto. O abstrato tem o texto figurativo baseado com elementos que foge do real. O texto figurativo concreto baseia-se no mundo real, com experiências vividas.
Capítulo 7
“ [... Dois discursos podem trabalhar com os mesmos elementos semânticos e revelar duas visões de mundo completamente diferentes, porque o falante pode dar valores distintos aos elementos semânticosque utiliza...]” (P.24)

Parecer por capítulo:
A linguística possui nível superficial e nível profundo. O nível superficial é o concreto, e nível profundo é o abstrato.
A semântica é o sentido da palavra e a sintaxe é a estrutura da palavra.
Um discurso pode o mesmo elemento semântico com visões diferentes, são eles o elemento eufórico e o disfórico. O eufórico são os valore positivos,...
tracking img