Linguagem radiofonica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anúncio Publicitário
Canal: Mídia Impressa – Jornal.
Código: Língua Portuguesa.
Mensagem: Apresentar todo o conforto do novo Colchão da Dunlopillo.
Tipo de Linguagem: Verbal, utilizando a palavracomo código.
Função de Linguagem Predominante: Função Conativa, que foca no receptor, através do uso de imperativos que remetem o conforto, a durabilidade e a qualidade do colchão, convida o leitor/receptor a olhar com mais atenção para o produto e assim persuadi-lo melhor na hora da compra.
Modalidade de discurso predominante: Autoritária, em que o falante impõe sua vontade sobre o ouvinte,geralmente sem lhe dar oportunidade de responder ou questionar. Representa a vontade de poder, de influenciar comportamentos, de obter vantagens. O anúncio cita o mês do dia das mães como um apelomaior.
Mito: O mito consiste no colchão que influencia no sono saudável que todos precisamos, dando importância na escolha, quanto à resistência e peso, além de confortabilidade para não machucar ocorpo. No caso do texto publicitário, o emissor usa uma linguagem persuasiva, afirmando que é um modelo especial e luxuoso, ou seja, que é único.











Notícia Jornalística
Canal: MídiaImpressa – Jornal.
Código: Língua Portuguesa.
Mensagem: A afeição do príncipe William com o futebol americano.
Tipo de Linguagem: Verbal, utilizando a palavra como código.
Função de LinguagemPredominante: Função Referencial, onde o destaque na comunicação é o referente, ou seja, o objeto da mensagem ou a situação nela abordada. Neste caso, a intenção do emissor é transmitir informações sobrea paixão do príncipe Willian pelo futebol.
Modalidade de discurso predominante: Lúdico, pois se trata da forma mais aberta e democrática do discurso, predomina um "menor grau" de persuasão.
Mito: Omito consiste na família real, que durante décadas vem mantendo suas características e sutilezas, e ainda assim, consegue conciliar com tradições do mundo atual, "chocando" e virando notícia pelo...
tracking img