Linguagem oral e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LinguaA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA APRENDIZAGEM
Maria Aparecida Alves da Silva1
RESUMO
Tal estudo, teve por direcionamento a questão geradora na qual procura-se investigar aspectos relacionados a linguagem oral e escrita bem como possíveis problemas que possamocorrer ao longo desses processos e que acarreta em fracasso escolar. Para isso fez-se uma pesquisa bibliográfica a qual trata-se da linguagem como comunicação, linguagem como representação e linguagem como pratica social.
PALAVRAS CHAVES: Linguagem Oral , Escrita e Aprendizagem.

Introdução
Conforme as pessoas crescem passam, de uma maneira geral, a falar e escrever sem indagarem a cerca doque a linguagem significa. Se uma reflexão mais sistemática em torno dessa questão não é pré- requisito para que as pessoas adquiram a fala e a escrita, tal indagação é imprescindível para quem atua, direta ou indiretamente, com o processo de ensino e aprendizagem dessas modalidades de linguagem. Para aqueles que ainda não refletiram sobre em que consiste a linguagem, como as pessoas a adquirem,qual o seu papel em nossa sociedade é necessário ter em mente que essas considerações são de suma importância para o ensino aprendizagem.
A linguagem se divide em diversas modalidades, mas trataremos neste estudo apenas linguagem como comunicação , a linguagem como representação e a linguagem como prática social , no qual diversos estudos vem sendo feito acerca dessas temáticas .-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

1- Graduada em Normal superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), aluna do curso de pós graduação Lato Sensu emPsicopedagogia Institucional da FINON, atua como professora do ensino fundamental da rede municipal de Janaúba-MG
Linguagem como comunicação.
Observar a linguagem como comunicação significa estar de acordo com o pressuposto de que ela existe para que as pessoas possam transmitir aos outros sentimentos, pensamentos e conhecimentos ou seja de que ela é um instrumento decomunicação.A efetivação da linguagem pressupõe que exista um sujeito emissor ,uma mensagem a ser transmitida , um instrumento- código capaz de transmitir a mensagem e por fim um sujeito receptor para recebê-la . Dessa maneira , a linguagem como algo externo aos sujeitos , é considerada como um código estável , imutável e fixo que deve ser aprendido para que a comunicação se efetive.
Linguagem comorepresentação.
Pensar a linguagem como representação significa acreditar que ela tem a função de representar , de dar forma a conceitos e significados que tem uma existência previa no pensamento dos indivíduos . Nessa direção a linguagem oral e escrita são veículos de conteúdos e significados que se encontram num nível mais primário e interno dos sujeitos. Cabe ressaltar que a noção de representação,central em diferentes campos de conhecimento como da psicologia e da educação, não está restrita apenas à linguagem , mas a qualquer atividade mental. A capacidade de representação é aqui concebida como inerente ao ser humano e como um fenômeno psíquico , ligado a consciência e que ocorre intencionalmente.
MOTA descreve com clareza a noção de linguagem enquanto representação:
* O sujeito (daPsicologia ) está na origem de sua representações, que
resultam dos procedimentos de percepção e generalização mediante os quais esses
sujeitos chega a conhecer as coisas do mundo ; assim o papel do outro é descartado ou relativizado nesse processo;
* As representações são fontes de verdade,...
tracking img