Linguagem oral e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Língua oral e língua escrita

O processo de comunicação pode se realizar através da linguagem oral ou da escrita. A linguagem oral é anterior à escrita e esta é uma tentativa de reprodução gráficados sons da língua.



Comunicação Oral e Escrita – duas modalidades distintas de comunicação



A redação é um ato de comunicação que utiliza a língua escrita. Entre a língua falada e aescrita existem diferenças marcantes. Escrever um texto é diferente de falar uma mensagem, pois cada uma dessas formas de expressão tem características próprias, que você deve levar em conta ao produziruma redação.

As diferenças fundamentais entre a língua e a escrita são as seguintes:



1) A língua escrita não apresenta recursos como entonação e o ritmo, que enriquecem a língua falada.2) Quando falamos podemos utilizar recursos da linguagem não verbal, como gestos e expressões fisionômicas, o que não ocorre na comunicação escrita.



3) O emissor da mensagem falada podeperceber imediatamente a reação do receptor (interlocutor), fato impossível no caso da mensagem escrita.



4) Na linguagem falada geralmente há repetição de palavras e emprego de gírias e expressõespopulares em maior quantidade do que na escrita.



5) Muitas vezes, as frases na linguagem falada são interrompidas antes de nosso pensamento se completar. Basta percebermos que fomos compreendidospelo interlocutor para cortarmos a frase.



Na linguagem escrita:

1. O vocabulário é mais rico e variado. Há emprego de sinônimos, de termos técnicos; há emprego de vocábulos eruditos e desubstantivos abstratos; emprego do mais-que-perfeito, do subjuntivo, do futuro do pretérito.

2. Observa-se a colocação pronominal de acordo com a gramática normativa; emprego de pronomesrelativos e variedade na construção das frases.

3. A sintaxe é mais elaborada; as frases bem construídas; há clareza na redação, sem omissões e ambiguidades.

4. Emprego mais frequente de...
tracking img