A escrita, então, não deve ser considerada como mero instrumento de aprendizagem escolar, mas como produto cultural. Assim entendida, possibilita a exploração, no contexto da salade aula, de diferentes portadores de textos, explicitando os variados usos e funções que lhes são inerentes numa sociedade letrada.
A aprendizagem da escrita é, portanto,processual e se constrói em ritmo diferente em cada indivíduo. Assim, é natural que, numa situação de alfabetização, as crianças estejam em níveis diferentes de alfabetismo.A prática alfabetizadora deve levar a criança ao mundo letrado através do acesso a diferentes formas de leitura e de escrita, ampliando seus saberes lingüísticos a partir do usoreflexivo da língua nas variadas situações de seu funcionamento.

A linguagem é considerada a primeira forma de
socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuadaexplicitamente pelos pais através de instruções verbais
durante atividades diárias, assim como através de histórias
que expressam valores culturais.

Quanto mais cedo à criançase envolve nas relações sociais, mais benefícios obterá a curto ou longo prazo, tendo em vista as experiências e aprendizagens que resultam de tais interações.

Na aquisição dalinguagem, o método como se desenvolve a língua, como se adquire as primeiras palavras, a fala, enfim, é tudo um processo, embora natural, é longo e difícil.

Neste estudo, onosso objetivo é abordar a concepção de ensino de
Língua Portuguesa que contempla o texto. Relatamos como professores trabalham com
textos, mostrando, assim, como os docentesdesenvolvem o aprendizado dos alunos, se
destacada esta vertente.

Abordaremos ainda, a questão da linguagem, ou seja, a distinção
entre linguagem falada e a escrita. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Linguagem escrita. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Escrita/16122.html

MLA

"Linguagem escrita" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Escrita/16122.html>.

MLA 7

"Linguagem escrita." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Escrita/16122.html>.

CHICAGO

"Linguagem escrita." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Linguagem-Escrita/16122.html.