Linguagem Escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
As Habilidades da Língua- Tratamento Didático
No ensino fundamental a proposta pelos PCN contém todos os conteúdos de língua portuguesa que estão sintonizados com as novas tendências dos estudos linguísticos para o aprendizado da língua materna, oferecem as diretrizes necessárias a composição do currículo de acordo com a realidade de cada escola.
Na construção do conhecimento do aluo a línguaportuguesa entra como um instrumento principal, ela deve ser levada expansão das possibilidades do uso de uma língua porém já conhecida e dominada em sua variedade oral. A escola é responsável por ensinar a língua padrão, como falar, como escrever, ler, seguindo sempre as normas dos PCN em dois eixos. Por exemplo tanto a língua oral quanto a língua escrita no conteúdo da língua materna é feita aanalise de usos e formas. Ao organizar os conteúdos de acordo com o PCN é de extrema importância que os professores investiguem o que aluno tem o conhecimento em relação ao conteúdo que ira ser trabalhado, ter uma base do que o aluno desenvolveu nas atividades, se teve autonomia ao conteúdo dado em sala de aula , se compreendeu.
Na apresentação dos conteúdos escolares cabe ao professor refletirsobre a realidade da escola, de cada aluno, levar em consideração as diferenças sócias, culturais e econômicas; Então o professor tomara decisão sobre os conteúdos de acordo com a realidade de cada aluno. Os PCN destacam a língua oral como conteúdo escolar, o professor deve levar em consideração a bagagem que o aluno trás, em seu meio, porém trabalhar em grupos os conteúdos de língua portuguesaas crianças desenvolvem sua oralidade e são preparadas expor seus trabalhos e certamente vão se aperfeiçoando seu conhecimento sobre o conteúdo.
A comunicação oral é muito importante no nosso meio, temos alguns tipos de comunicação como por exemplo o dialogo dois interlocutores, quem fala quer ser compreendido e quem ouve decidi se quer ouvir e compreender, porém um emissor e o outro receptor;A entrevista também haverá dois interlocutores, mas um tem a função de perguntar e outro de responder, para haver sucesso na entrevista é preciso planejar para não ocorrer imprevistos; reunião-discussão, o grupo se reúne para discutir um tema ou tomar uma decisão, deve haver um que coordene para ouvir opiniões sobre o assunto e dar oportunidade para que todos participarem e coloquem no papeltudo aquilo que foi discutido. A exposição-participação ela é feita em grupo com um coordenador e expõe um tema ou assunto, onde os participantes do grupo tem pesquisar, a pesquisa tem que estar de acordo com a realidade do aluno. A exposição oral sem intercâmbio ( teatro, aula expositiva, discurso e sermão) muitas pessoas tem muita dificuldade em falar em publico, um dos problemas da exposição oral,deve ser trabalhado desde cedo, esse tipo de exposição requer um plano, sempre em mente a plateia e o foco tem que ser tema que vai ser falado.
Quando se trata de linguagem podemos discutir duas grandes habilidades, a fala e a escrita pois essas duas práticas se relacionam e se complementam. Podemos retratar a leitura como grande instrumento de construção do reconhecimento. É necessário quedespertemos no aluno o gosto e o entusiasmo pela leitura. Quando estabelecemos um propósito para a leitura nossa capacidade aumenta, desde então cativar o aluno a ter em mente sempre textos interessantes e compreensível, devemos fazer com que os alunos despertem interesses e expectativas, ou seja, gosto pela leitura necessidade de estar informado sendo assim ter relação com esse mundo, são vários ostipos de informações e fontes de leitura (Jornais, revistas, charges etc.) quando lemos trabalhamos as duas hipóteses fala e escrita. Para entendermos de fato um texto, devemos analisar os seus vários elementos, mas que tenha título e subtítulo não podemos esquecer de ler a introdução para identificar o tema; devemos ser fontes de informações.
Ao planejarmos um texto devemos ser felizes na...
tracking img