linguagem escrita

Páginas: 6 (1492 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2013
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL1

Talita

RESUMO: O objetivo do trabalho é enfatizar a importância da atividade com interpretação textual no ensino fundamental, discutindo o papel do professor como um sujeito consciente de que deve realizar um bom trabalho tanto com a leitura e com a interpretação de textos para que esse interesse seja despertado no aluno.PALAVRAS-CHAVE: Interpretação textual. Ensino fundamental. Professor. Aluno.

INTRODUÇÃO

A prática das escolas em relação à escrita e interpretação tem mudado, mas a passos lentos, aliás, como tudo que acontece na educação.  Ainda temos professores em sala de aula que cortam a veia literária de seus alunos com comentários medíocres, que permitem apenas uma interpretação possível, a que vem nolivro do professor com a tarja uso do professor/venda proibida (CARLA, 2011).
E, mesmo, que se diga que interpretar é difícil, você exercita isso a todo momento.Exercita através de sua leitura de mundo. E uma ótima interpretação é de suma importância, haja visto que as crianças de hoje não desenvolvem a pratica de ler e interpretar um texto, por mais pequeno que seja.
Interpretar um texto não ésimplesmente saber o que se passa na cabeça do autor quando ele escreveu seu texto, mas sim é retirar informações importantes do texto.
E sabe-se que uma boa interpretação de texto acontece com uma constante prática de leitura, principalmente a realizado pelo professor dentro das escolas. Vale lembrar que saber interpretar um texto é um ato que irá acompanhar a criança em todas as disciplinasinclusive em matemática, pois para resolver um problema por exemplo, precisa de interpretação.
Por isso, o objetivo do artigo é demonstrar a importância do professor realizar praticas de leitura e interpretação de texto, pois a própria leitura desperta o interesse por mais leitura e torna-se um vício recorrer aos livros para o lazer, para a pesquisa, para curiosidades, para manter-se bem informado.DIFERENÇA ENTRE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO TEXTUAL

Compreender e interpretar são dois conceitos que se aproximam em alguns aspectos e se distanciam em outros.
Compreender é relacionar, que precisam ser estabelecidas em várias direções, locais e globais, dentro do objeto de leitura e fora dele, dentro do leitor e fora dele. É a capacidade de o aluno entender e captar a estrutura e temática dotexto, reconhecer e captar os tópicos principais, conhecer as regras textuais e depreender as significações de palavras novas, fazendo inferências sobre o sentido do texto.
Pois, por meio das inferências o leitor amplia seus conhecimentos É o ato ou a faculdade de entender a ideia proposta, permitindo-lhe apreender seu sentido ou significado.
Etimologicamente a palavra “interpretar” vem dolatim “interpes”, que se referia à pessoa que examinava as entranhas de um animal para prever o futuro. Do ponto de vista da leitura, há um pressuposto interessante aqui: o significado daquilo que é lido não está na cabeça do interpres, do adivinho, mas contido no objeto. Quem interpreta normalmente atua como se estivesse a desvendar os sentidos contidos no texto. A crença de que o sentido é imanenteao objeto faz parte do exercício de quase toda atividade de interpretação. (COSTA, 2008).
A interpretação é a capacidade de o leitor utilizar o julgamento crítico no momento da leitura. Esta capacidade pode ser ampliada mediante os conhecimentos de mundo, e através deles o leitor pode reformular seus conceitos sobre o tema abordado. No qual expande sua leitura, faz ligações com os conhecimentosque possui, ao fazê-lo ele estabelece a interpretação, extraindo o sentido, retira conclusões, fazer considerações, julgar, avalia e fazer uma nova leitura a partir das inferências realizadas.
Entretanto, a interpretação também pode ocorrer em dois aspectos: o dirigido, quando o autor induz a interpretação do leitor, deixando claro suas intenções, e não dirigido, quando não as deixa demarcada, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagem Escrita
  • A linguagem escrita
  • LINGUAGEM e ESCRITA
  • Linguagem escrita
  • Linguagem escrita
  • Linguagem escrita
  • LINGUAGEM FALADA E LINGUAGEM ESCRITA
  • Linguagem falada e linguagem escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!