Lingua inglesa e novas tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
 
 
UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA COM O HIPERTEXTO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
 
 
 
 
 
 
Plano de Trabalho apresentado ao Programa de Desenvolvimento Educacional  - PDE  -
   Secretaria de Estado da Educação e à Universidade Estadual de Londrina -
                                         Centro de Ciências Humanas.
 
 
 
  Orientadora: Profª Elaine F. Mateus
 
 
 LONDRINA
 2007
 
 
 
PLANO DE TRABALHO
 
 
 
 
1. IDENTIFICAÇÃO: 
1.1. ÁREA: LÍNGUA INGLESA
1.2 PROFESSOR PDE: MÁRCIA  CRISTINA DE  SOUZA FAJARDO
1.3.PROFESSOR ORIENTADOR IES: Prof.ª  Dr.ª ELAINE FERNANDES MATEUS
2. TEMA DE ESTUDO DA INTERVENÇÃO: LETRAMENTO DIGITAL COMO INCLUSÃO  SOCIAL
3. TÍTULO:  UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA COM O HIPERTEXTO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
 
  
4. PROBLEMATIZAÇÃO  DO TEMA
 
                  Nos últimos anos,  devido à realidade da globalização, conhecimento para o trabalho, o aceleramento da mudança social e os avanços tecnológicos têm nos convidado a repensar o papel  do ensino da  Língua Inglesa numa sociedade em que o fluxo de informações é dinâmico e intenso.  Isto ficou ainda mais claro com as alterações do currículo OCEM quefala da inclusão da Língua Estrangeira aliado as novas tecnologias(letramento ,multiletramentos, multimodalidade, hipertexto pg 105vol. 1)
                   O conhecimento hoje está também no ciberespaço, ou em qualquer outro lugar que seja virtual. Oralidade, escrita e informática co-existem, bem ou mal. Lévy  (2000) destaca que o “ciberespaço é, hoje, o sistema que expressa o maiordesenvolvimento de toda história das técnicas de comunicação e deve ser no século XXI o centro de gravidade da nova ecologia das comunicações.” Com as tecnologias de comunicação e informação os professores e alunos ficam induzidos a utilizar o potencial hipertextual do meio. Caso contrário, porque usá-lo? Como utilizar a Internet na educação sem exercitar a não linearidade, a interatividade, a simulação e otempo real? Neste contexto, como nós professores de Inglês, poderemos avaliar as mudanças sociais, culturais  e  lingüísticas que a nova sociedade digital nos impõe  e trazer  esta rede de informações para dentro da sala de aula de uma forma crítica  para nossos alunos?
                     A questão do letramento digital  como prática social tem um papel muito importante na vida escolar,  doprofessor e do aluno no mundo contemporâneo, especialmente  o do professor, pois é de supor-se da sua participação na promoção do letramento digital, como forma  de inserção dos excluídos  das sociedades locais e  das próprias sociedades no contexto global. Podemos perceber que nossos alunos já estão  inseridos na cibercultura  e já incorporaram isso na sua prática social de uma maneira muita maisrápida  O exemplo mais claro para isso são os celulares, que eles já fazem uso não só como uma ferramenta  de comunicação, mas como uma forma    de integração  na sua prática  social.
Essa situação força que escolas, professores e alunos comecem a pensar em como tirar proveito dessa nova conformação socio-técnica. Assim, com olhar crítico e atencioso, o ciberespaço deve ser utilizado, por seupotencial virtualizante, no processo educacional. Devemos implantar ferramentas virtualizantes em espaços de virtualização, como são as escolas. A escola precisa  incorporar essa prática também com a  inclusão  digital, de uma forma natural e tentar seguir o compasso  dos novos tempos.
 Por outro lado, ainda  vemos  um certo receio dos professores de utilizarem o texto virtual (hipertexto) paraotimizar   a leitura e escrita dos alunos de  Língua Inglesa,sendo que o desenvolvimento de capacidades de leitura para o hipertexto é indispensável para a formação do leitor moderno. O uso do hipertexto como mecanismo de potencialização do saber, adquire extraordinária importância principalmente quando levada para a sala de aula, permitindo a  alunos e professores aumentarem suas experiências e...
tracking img