Discos magneticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CAMPOS ANDRADE

DISCOS MAGNÉTICOS

CURITIBA

2011

UNIVERSIDADE CAMPOS ANDRADE

GEOVANE DOMINGUES

GILSON

KAROLINE HONORIO

DISCOS MAGNÉTICOS

CURITIBA

2011

Sumário

INTRODUÇÃO 1
1 Discos Magnéticos 2
2 Hard Disk 2
2.1 Imagem ilustrativa do HD. 2
2.2 Rotação 3
2.3 Geometria do Disco Rígido 3
2.4 Capacidade do Disco Rígido 3
2.5 Setor Reserva 32.6 Funcionamento do mecanismo de setor reserva. 4
2.7 Formatação Física 4
3 DISQUETE – UM DISCO MAGNÉTICO 4
3.1 Figura ilustrativa do disquete. 5
4 Zip drive 5
5 Armazenamento em Fitas 5
6 Bibliografia 7

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho foi aprofundar nossos conhecimentos em discos magnéticos. Abordamos neste trabalho o disco rígido que hoje nos acompanha no dia a diasendo o mais usado nos computadores. Nele é possível guardar não só arquivos como também todos os dados do sistema operacional. Descrevemos aqui um breve resumo de como acontece à rotação do disco, sua geometria, sua capacidade, como é a formatação física e outros.
Abordamos também o disquete que é um disco magnético embora esteja ultrapassado, porem já foi de grande uso nas décadaspassadas. A fita magnética que é uma mídia de armazenamento não volátil consiste em uma fita plástica coberta de material magnetizável.
O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas na internet conforme bibliografia.

Discos Magnéticos

Discos magnéticos são componentes do computador que podem ser enquadrado em duas áreas distintas:
1) Memória secundária;
2) Dispositivosperiféricos de E/S.
Ex.: Hard Disk, disquetes, fitas magnéticas.
Os discos magnéticos são constituídos de um prato circular de metal ou plástico, coberto com material (em geral óxido de ferro) que pode ser magnetizado para representar dados.
Os dados são gravados e posteriormente lidos do disco por meio de uma bobina condutora chamada de cabeçote (“head”), conhecida também como cabeça de leitura egravação.
Durante uma operação de leitura ou de escrita, o cabeçote permanece parado, enquanto o prato gira embaixo dele.

Hard Disk

O disco rígido ou HD (Hard Disk), é o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível guardar não só seus arquivos como também todos os dados do seu sistema operacional, sem o qual você não conseguiria utilizar o computador.

1Imagem ilustrativa do HD.

[pic]

2 Rotação

O motor do disco rígido faz com que o conjunto dos discos gire a uma velocidade elevadíssima: pelo menos 3.600RPM. Discos rígidos modernos giram a 4.800 RPM, 7.200 RPM ou mais. Essa trilha era a última do disco rígido, utilizada como uma área de escape ou zona de estacionamento. A utilização de uma rotina de estacionamento do conjunto dascabeças é tão importante que todos os fabricantes constroem discos rígidos que fazem o estacionamento da cabeça automaticamente, toda vez que a alimentação do disco rígido é cortada. Quando falamos “os primeiros discos rígidos”, nos referíamos a discos rígidos de incríveis 5, 10 e 20 MB de capacidade de armazenamento.

3 Geometria do Disco Rígido

Quando nos referimos a disquetes, assumimos quetrilha e cilindro são sinônimos. Porém, no caso dos discos rígidos, a nomenclatura é ligeiramente diferente. Por exemplo: quando dizemos Trilha 0, podemos estar nos referindo à trilha 0 de qualquer disco presente no acionador de disco rígido. No entanto, quando dizemos Cilindro 0, estamos nos referindo ao conjunto formado por todas as trilhas 0 presentes, de cada disco existente no acionador de discorígido. Em um disco rígido, a numeração dos setores não é feita seqüencialmente em uma mesma face como nos disquetes, mas sim distribuídos pelas faces do disco.

4 Capacidade do Disco Rígido

Conforme vimos no Capítulo 17, para sabermos a capacidade total de um disco rígido, devemos conhecer a sua geometria. Multiplicando-se esses três valores, teremos o número total de setores do disco....
tracking img