Lider paternalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIDER PATERNALISTA

Considerando a peculiaridade de cada empresa quanto às suas necessidades, o melhor perfil sempre será definido de acordo com o que estiver nos objetivos da organização. No entanto, quando se trata da preferência entre os próprios colaboradores, é inegável que o líder paternalista é sempre o mais almejado, por seu perfil mais tranqüilo e conciliador.
Existem algumas atitudesque definem claramente o líder paternalista:
* Permissivo, conciliador;
* Paciente e tolerante em todas as situações;
* Preocupa-se com o bem-estar do grupo e em não magoar os colaboradores;
* Tenta criar na área um clima cooperativo e de “família”;
* É afetuoso e expressa reconhecimentos;
* Tem dificuldades para punir.
Apesar de parecer um profissional ideal, o perfilextremamente protetor acaba prejudicando o desenvolvimento dos colaboradores, e conseqüentemente, interfere nos negócios da empresa, este perfil pode ser falho, pois saber o momento certo de aplicar um feedback e apontar melhorias é fundamental. “Algumas vezes, o líder paternalista atém-se apenas aos feedbacks positivos, relevando pontos importantes para o desenvolvimento do profissional. Destaforma acaba não construindo um time capaz de andar sozinho, além de estimular um alto nível de dependência e conforto na equipe”.

Sentimental x Racional

Saber conciliar o emocional e o racional são o mais adequado para qualquer organização. Não há nada de errado em tratar os colaboradores como “filhos”, desde que inclua a esta função o papel de educar e cobrar no momento certo. Para asempresas, é inviável um líder que se preocupe apenas com o a questão de relacionamento e clima, e que deixe para trás ações estratégicas importantes e os resultados.
As atuais tendências fazem com que os profissionais queiram trabalhar em uma empresa que lhes proporcione reais e consistentes possibilidades de crescimento e de satisfação no que fazem. Para este segundo item, o paternalista é o maisindicado – mas não necessariamente para o primeiro. Todo gestor deve dar sua contribuição para que sua empresa seja uma das melhores para trabalhar, mas sem esquecer que, para isso, ela precisa ser e continuar lucrativa.
Há pouco tempo, delegar tarefas e cobrar resultados era responsabilidade do chefe “de seção”, temido por uns e inacessível a outros, cargo normalmente ocupado por um funcionário decarreira, assim reconhecido pelos patrões. Hoje, essa figura do passado tornou-se líder de equipe no mundo corporativo; o quadro mudou e esse profissional se tornou peça fundamental junto à equipe de colaboradores, assumindo um relacionamento muito mais direto e eficaz, sendo um real “apoio” em cada área e departamento.
São diversos os perfis de liderança, dentre eles o modelador, o autoritário,o diretivo, o participativo, o visionário, entre outros, e cada um apresenta vantagens e desvantagens para a organização. Alguns com habilidades aguçadas para resultados e metas, outros com incrível facilidade em otimizar o nível de satisfação dos colaboradores.

LIDER AFILIATIVO

Lideres afiliativos são caracterizados por vínculos e promover relações harmoniosas com as pessoas e também podeatender suas próprias necessidades emocionais abertamente. Líder Afiliativo pode oferece um feedback positivo.
O estilo Afiliativo: Este estilo de liderança se concentra nas pessoas - aqueles que usam o valor para os indivíduos e suas emoções sobre as tarefas e objetivos. O líder agregativo se esforça para garantir que seus funcionários estão felizes e seu relacionamento é harmonioso. Gerenciadoatravés do desenvolvimento de vínculo e, em seguida, recolher os resultados desta abordagem, ou seja, uma forte lealdade. O estilo também tem um efeito muito positivo na comunicação. Pessoas que se sentem confortáveis ​​um com o outro fala muito. Compartilhar idéias e inspiração. O estilo melhora a flexibilidade amigos confiam uns nos outros, permitindo que os hábitos de inovação e assunção de...
tracking img