Licenciatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – MÓDULO VI



MARA CRISTINA RODRIGUES SANTOS

MARIA APARECIDA MANOEL











FRACASSO ESCOLAR

UM PROBLEMA PERMANENTE DA ESCOLA BRASILEIRA

















DIVINÓPOLIS - MG
Janeiro de 2011





MARA CRISTINA RODRIGUES SANTOS

MARIA APARECIDA MANOELFRACASSO ESCOLAR

UM PROBLEMA PERMANENTE DA ESCOLA BRASILEIRA











Projeto de Pesquisa para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa - FAEL.

Orientador: Profª. Maristela Cristina Metz

Tutor De Sala:Lúcia Aparecia Manoel de Faria

Professores. Auxiliares: Josiane Gonçalves Santos

E Marileni Ortnecio de Abreu Passos












DIVINÓPOLIS - MG
Janeiro de 2011

SUMÁRIO




1- MAPEANDO OS CAMINHOS DO ESTUDO 4

2- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 8

2.1- CAPÍTULO 1 - A Prescrição do Fracasso ESCOLAR NOS PRIMÓRDIOS DAEDUÇÃO BRASILEIRA 8

2.2- CAPÍTULO 2 – APRENDIZAGEM 9

3- metodologia 12

4- CRONOGRAMA 14

5- referências 15







































1 – MAPEANDO OS CAMINHOS DO ESTUDO



1.1 – TEMA

Fracasso Escolar



1.2 – DELIMITAÇÃO DO TEMA

O Fracasso Escolar um problema permanente dasEscolas Brasileiras.



1.3 – PROBLEMA DE PESQUISA

Como o Fracasso Escolar pode ser evitado e discutido como um elemento resultante da integração de várias “forças” que englobam o espaço institucional (a escola), o espaço das relações (vínculos do ensinante e aprendente), a família e a sociedade em geral?



1.4 – OBJETIVO GERAL DA PESQUISAAnalisar como são construídas as representações sociais, professores e alunos sobre o Fracasso Escolar no Brasil.



1.5 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Identificar as representações sociais mais comuns nos três sujeitos do Projeto de Pesquisa: pais, professores e alunos;

2. Reconhecer a influência da representação social na escola, quanto ao problema do Fracasso Escolar;3. Sugerir estratégias que contribuam para uma possível superação do Fracasso Escolar, baseada nas representações sociais sobre este;

4. Verificar se existe um culpado pela não-aprendizagem.








1.6 - JUSTIFICATICA

A escola, historicamente, convive com problemas de aprendizagem, muitas vezes geradora do fracasso escolar. A investigação dessesproblemas remete a um leque infinito de possibilidades, capazes de se entrecruzarem, requerendo do estudioso da área atenção e sensibilidade para detectar falhas que denunciam causas, apontando para uma atuação pedagógica, com vistas a contribuir na libertação da criança, favorecendo seu desenvolvimento pleno.

Só a escola não resolverá os problemas de aprendizagem. Há questões sociaisque deverão ser superadas a fim de que se possa garantir condições mínimas para o indivíduo querer aprender. Estas questões sociais geram carências afetivas que são significativas, barreiras a serem superadas e que bloqueiam e limitam as condições de aprendizagem. Nesse contexto, a questão do vínculo ganha especial relevância, à medida que denota a importância da natureza das relações que oindivíduo estabelece consigo mesmo, com seus circundantes, com o meio no qual se insere e com o conhecimento. Tais relações parecem ter influência significativa na determinação do sucesso ou do fracasso escolar da criança.

Sabe-se que o fracasso escolar é uma realidade social, cuja explicação se busca, não só na relação dialética entre escola e sociedade, mas também, nos fatores...
tracking img