Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADM BD I Administraçao de Banco de Dados I
Lúcia Satiko Murotani WFernando Bastos

CONTEÚDO
CAPÍTULO 1 – projeto banco de dados ............................................................................................................................................... 2 CAPITULO 2 - ENTIDADE, ATRIBUTOS, RELACIONAMENTOS.............................................................................................................. 6 CAPÍTULO 3 – CONCEITOS : Restrições de Integridade e atributos de relacionamento ................................................................... 12 CAPÍTULO 4 – identificar Relacionamentos ..................................................................................................................................... 16 CAPÍTULO 5 –Relacionamentos reflexivos e extensões do modelo E-R........................................................................................... 18 CAPITULO 6 – Projeto lógico de banco de dados .............................................................................................................................. 20 CAPÍTULO 7 - O que é Normalização de Tabelas?............................................................................................................................ 22

Referência bibliográfica: Felipe Nery Rodrigues Machado, Banco de Dados Projeto e Implementação – Editora Érica Fanderuff, Damaris .Dominando o Oracle 9i – Modelagem e Desenvolvimento – Pearson Education – Makron Books Poderoso, Celso Henrique. SQL Curso Prático Apostila Professor Valter

Administração deBanco de Dados I

CAPÍTULO 1 – PROJETO BANCO DE DADOS

BANCO DE DADOS
Definição : É uma coleção organizada de dados. É uma ferramenta desenvolvida para a manipulação eficiente de um grande conjunto de informações estruturadas e armazenadas de forma organizada e integrada. Finalidade:Otimização dos sistemas.

SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)
Tratando-se de dados informatizadosutiliza-se o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) – é o software que permite a utilização simultânea de um banco de dados por múltiplos usuários e prove ferramentas para que eles possam criar e manipular as informações armazenadas no banco de dados. Para ser considerado um SGBD devem seguir algumas regras, tais como: auto-contenção, independência dos dados, abstração dos dados, visões,transações, acesso automático, caso contrário, será um GA (Gerenciador de Arquivo) - é um programa de computador usado para criar e organizar pastas e ficheiros (arquivos) em sistemas operacionais. O acesso a informações em sistemas de processamentos de dados que não utilizam SGBDs é feito pelo acesso sequencial a um ou mais arquivos. Cabe ao desenvolvedor criar mecanismos de recuperação de informação.Características de SGBD :
Integridade: consiste em impedir que determinado código ou chave em uma tabela não tenha correspondência em outra tabela. PK e FK. Restrições ou consistência: informação confiável, o dado armazenado em um único local, com acesso descentralizado, compartilhado pelos vários sistemas. Segurança ou privacidade: define para cada usuário o nível de acesso à tabela e /ou campo,seja de leitura, leitura e gravação ou sem acesso. Restauração ou reorganização: apresentar facilidade para recuperar falhas de hardware e software, por meio da existência de arquivos de backup ou de outros recursos automáticos. Controle de Redundância: consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um banco de dados as informações só seencontram armazenadas em um único local, controle no banco de dados. Independência Física: imunidade das aplicações à estrutura de armazenamento e à estratégia de acesso às informações. Padronização dos dado e esquematização: exemplificando, no campo sexo somente permite armazenamento ‘M’ ou ‘F’.

2

Administração de Banco de Dados I

MODELAGEM DE DADOS
Existe de um lado as técnicas de...
tracking img