Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UM POUCO DA HISTÓRIA DAS DIFERENTES ABORFAGENS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

Ao longo da história, o tema educação de surdos, conforme Lacerda (1998) tem gerado muitas discussões e polêmicas. Observamosque as dificuldades na educação de surdos, desde o início, encontram-se na própria concepção da capacidade de aprendizagem desses indivíduos. Dessa forma, qual era a concepção presente na Antiguidadee na Idade Média sobre o indivíduo surdo?
Durante a Antiguidade e por quase toda a Idade Média as pessoas surdas não eram tidas como cidadãos e não se acreditava na sua capacidade de aprendizado. Nemmesmo ao registro de nascimento as crianças com esta deficiência tinham direito.
1 - A partir do século XVIII vemos surgir duas propostas educacionais, quais são elas? Explique-as.
As duaspropostas educacionais surgidas no início do século XVIII são: oralismo e gestualismo.
A primeira não aceitava a deficiência das pessoas surdas, desejava que se comportassem como ouvintes, que sereabilitassem, impondo-lhes a oralização, para que pudessem ser aceitos socialmente, comportando-se como não fossem surdos.
A segunda reconhecia as dificuldades das pessoas surdas, percebeu que possuíam umalinguagem própria e que através dela, podiam se comunicar e, dessa forma, podiam ter acesso à cultura que nos tempos do oralismo era negado à maioria da comunidade surda.
2 – Quem foi Charles Michel deL’Épée?

Charles M. De L'Epée foi o primeiro a estudar uma língua de sinais usada por surdos, com atenção para suas características lingüísticas. Através da observação, verificou que estesdesenvolviam um tipo de comunicação apoiada no canal visogestual, que era muito satisfatória. A partir daí, desenvolveu um método educacional apoiado na linguagem de sinais já usados pela comunidade surda.3 - Diferencie o método francês do método alemão.

Dentre outras estratégias, o método de ensino alemão pretendia ensinar a pessoa surda a falar e compreender a língua falada, acreditavam que o...
tracking img