Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO

CONCEITUAÇÃO E ANÁLISE DA CURVA ABC E SUA APLICAÇÃO NA EMPRESA MITREN SISTEMAS E MONTAGENS VEICULARES LTDA.

Alunos:
Anderson Gonçalves dos Santos
anderson.frami@yahoo.com.br
André Xavier
andre@mitren.com.br
Julio César Barboza da Silva
julio.silva@mercur.com.br
Marcio Vinicius Scheibler
marcioscheibler@ibest.com.br

Orientador:
Fabio Maiacoordenacao@domalberto.edu.br

Santa Cruz do Sul, outubro de 2007.

Resumo: O estudo em questão apresenta uma análise sobre a curva ABC, ferramenta de gestão de estoques utilizada para averiguar os itens que justificam maior atenção em seu controle. Tem por objetivo principal discorrer sobre o conceito da curva ABC e sua aplicabilidade dentro da empresa analisada. Descrevem-se nele, também, aconstrução e a interpretação da ferramenta para melhor articulação na formulação de idéias e opiniões sobre o assunto e demonstra que a administração dos níveis de estoque deve ser cuidadosamente aplicada, visando ao alcance do nível de gestão desejado.
Palavras-chave: curva ABC, estoques, gestão.

Abstract: The study in question presents an analysis of the curve ABC, a management tool used todetermine inventory of the items that warrant further attention in your control. Its main goal write about the concept of the curve ABC and its applicability within the company analyzed. Described is it, also, the construction and interpretation of a tool for better coordination in the formulation of ideas and opinions on the matter and demonstrates that the administration levels of stock must becarefully implemented, aiming to reach the desired level of management.
Key words: curve ABC, stocks, management.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO, 5

1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA, 7
1.1 DADOS DA EMPRESA, 7
1.2 HISTÓRICO DA EMPRESA, 7
1.3 ORGANOGRAMA, 8
1.4 ÁREA DE ATUAÇÃO, 8
1.5 PRINCIPAIS PRODUTOS, 9
1.6 PRINCIPAIS FORNECEDORES E CONCORRENTES, 9
1.7 NÚMERO DE COLABORADORES, 9

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 10
2.1 CONCEITO DE CURVA ABC, 10
2.2 OBJETIVOS DA CURVA ABC, 11
2.3 CONSTRUÇÃO DA CURVA ABC, 12
2.4 INTERPRETAÇÃO DA CURVA ABC, 13

3. APLICABILIDADE DA CURVA ABC NA EMPRESA ESTUDADA, 14

CONCLUSÃO, 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 18

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Organograma da Mitren Sistemas e Montagens Veiculares Ltda, 8

Tabela 1 – Itens utilizados nafabricação da bomba de escorva e seus respectivos valores para construção da curva ABC, 15

Gráfico 1 – Curva ABC com os dados dos itens de fabricação da bomba de escorva, 15

INTRODUÇÃO

A gestão de estoques é fator de grande importância para as empresas, pois se bem administrada gera vantagem competitiva no mercado em que atua. Possuindo um controle de estoque é possível atender os clientesde forma rápida e hábil. Um planejamento ineficiente ocasiona prejuízos, perda de clientes e problemas com a fiscalização do consumidor. Um sistema de estoques é um conjunto de políticas e controles que monitora os níveis de estoque e determina quais os níveis que devem ser mantidos.
Todos os setores da empresa devem estar cientes dos riscos da estratégia de aumento ou diminuição dos estoques,pois um erro nesse planejamento pode afetar o sucesso da empresa. Um sistema empresarial, para conseguir manter um volume de vendas e um perfil competitivo, deve buscar a minimização de custos, principalmente os que se referem aos materiais utilizados, já que estes representam grande parcela do custo total.
Através da classificação da curva ABC é possível determinar o nível de importância dositens, permitindo, assim, sistemas de controle com base na importância relativa do item. Com isso cria-se um diferencial em relação aos concorrentes, pois é possível enfatizar os itens que geram maiores custos.
O objetivo geral do nosso estudo é analisar o conceito e a aplicabilidade da curva ABC em alguns itens que compõem a linha de produção da empresa Mitren Sistemas e Montagens Veiculares...
tracking img