Libras. e a escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo: Entender como se organiza o estudo das libras e a inclusão do aluno surdo na escola regular.
Justificativa: Com a implementação da lei 10436/02, que reconhece a língua de sinais a ser utilizada pela comunidade surda; e a integração do aluno com necessidades especiais no sistema regular de ensino, conforme leis regulamentares é necessário que se faça um estudo mais completo sobre ocitado tema.

Introdução: Com a implementação das LDB 9394/96 e a lei 10436/02 reconhecendo a língua de sinais, o aluno surdo ganha maior espaço na educação brasileira; ele tem a oportunidade de aprendizado com qualidade garantidos por lei, embora isso efetivamente não aconteça devido à precariedade das instituições de ensino e da falta de capacitação profissional para os docentes o que torna umobstáculo a ser vencido não só pelo aluno surdo, mas por toda a comunidade escolar.
Conforme a Política Nacional de Educação Especial, a Integração é um processo dinâmico de participação das pessoas num contexto relacional, legitimando sua interação nos grupos sociais, para que haja essa interação faz-se necessário que toda comunidade escolar e família estejam juntas caminhando em direção àconstrução dessa nova sociedade, onde o respeito e a colaboração são fontes importantes nessa construção.

Desenvolvimento: A inclusão vem sendo discutida desde 1990, se tornando um desafio para o cenário educacional brasileiro, necessitando de uma parceria entre todas as pessoas envolvidas no processo alunos surdos e/ou ouvintes, família, os profissionais em educação, especialistas em saúde dentreoutros para que a interação possa ocorrer de forma natural.
A utilização da língua de sinais vem sendo reconhecida como caminho necessário para uma efetiva mudança nas condições oferecidas pela escola no atendimento escolar dos alunos portadores de deficiência auditiva, não podendo ser ignorado pela escola no processo ensino e aprendizagem do educando se constituindo em um alicerce para suacomunicação.
Trata-se por deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o individuo cuja audição não é funcional na vida comum e hipoacústico, aquele, cuja audição ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva.
Para o aluno surdo a língua portuguesa é um obstáculo que precisa ser vencido, e a libras se apresenta nesse momento comoum código universal de interpretação procurando estabelecer um elo entre as duas línguas.
Segundo Quadros (2006), a língua de sinais é uma língua espacial visual, pois utiliza a visão para captar as mensagens e os movimentos, principalmente das mãos, para transmiti-la. Distinguem-se das línguas orais pela utilização do canal comunicativo, enquanto as línguas orais utilizam canal oral-auditivo, aslínguas de sinais utilizam canal gestual-visual.
Esta forma de linguagem é rica, completa, coexiste com as línguas orais, mas é independente e possui estrutura gramatical própria e complexa, com regras fonológicas, morfológicas, semânticas, sintáticas e pragmáticas. É lógica e serve para atingir todos os objetivos de forma rápida e eficiente na exposição de necessidades, sentimentos, desejos,servindo plenamente para alimentar os processos mentais.
Os profissionais em educação precisam estar cientes de que o aluno surdo terá maior facilidade de integração se forem observados alguns critérios
Preparar os colegas para recebê-lo naturalmente, estimulando-os para que sempre falem com ele;
Ajudar o surdo a pensar, raciocinar, não lhe dando soluções prontas;
Não manifestar conduta desuperproteção;
Tratar o aluno normalmente, como qualquer aluno, sem discriminação ou distinção;
não ficar de costas para o aluno, ou de lado, quando estiver falando;
O surdo precisa "ler" nos lábios para entender, ao contexto das situações, todas as informações veiculadas; é importante verificar se ele está atento.
Falar com o aluno mais pausadamente, porém sem excesso e sem escandir as...
tracking img